quarta, 24 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

As inovações na Saúde e as Novas Tecnologias na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) inaugurada na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos em Parceria com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – Instituto de Física de São Carlos -USP

12 Set 2021 - 09h19Por Kleber Chicrala
Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato( Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF – IFSC – USP) explica aos presentes na inauguração da nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)os benefícios e as novas tecnologias que a USP agregará aos tratamentos e pe - Crédito: divulgaçãoProf. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato( Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF – IFSC – USP) explica aos presentes na inauguração da nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)os benefícios e as novas tecnologias que a USP agregará aos tratamentos e pe - Crédito: divulgação

Na continuidade dos trabalhos de pesquisas e aplicações de novas tecnologias do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT - Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USPe a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), e as empresas de alta tecnologia ( a exemplo da MMOptics) parceiras do projeto, foi realizado no dia 08 de setembro passado, nas dependências da Santa Casa de São Carlos(Auditório “AloisPartel”), a solenidade de inauguração da nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), parceria institucional estabelecida desde 2015 ( com aproximadamente  40 mil procedimentos realizados, ou seja, em média quatro (4) mil pacientes atendidos).
 
Nos projetos desenvolvidos na referida Unidade dentro da parceria CEPOF – IFSC – USP e Santa Casa, podemos destacar o tratamento de atrose, fibromialgia, Parkinson , câncer de pele(PDT),mucosite, úlceras venosas, onicomicose ( em desenvolvimentos e pesquisados), e outras linhas de pesquisas que estão e estarão em andamento( a exemplo: inflamação provocadas por artrite;  capsulite adesiva ; tratamento e prevenção da má circulação sanguínea nos membros inferiores; úlceras venosas; dentre outras), explicou o Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF-IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato. 
 
Dentre os exemplos de tratamentos e pesquisas realizados na nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)( parceria CEPOF – IFSC – USP e Santa Casa de Misericórdia de São Carlos(SCMSC) estão os tratamentos de úlceras varicosas, tratamento de atrose, fibromialgia,dentre outros de fundamental importância na área da saúde.
 
Dentre os exemplos de tratamentos e pesquisas realizados na nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)( parceria CEPOF – IFSC – USP e Santa Casa de Misericórdia de São Carlos(SCMSC) estão os tratamentos de úlceras varicosas, tratamento de atrose, fibromialgia,dentre outros de fundamental importância na área da saúde.
 
O Prof. Vanderlei SalvadorBagnato, afirmou durante o evento que o Instituto de Física de São Carlos - USP e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos darão continuidade aos trabalhos, sendo:“A longa parceria entre nossas duas instituições, que se reforça com a oferta deste novo serviço, traduz-se num trabalho que estará conectado com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, pesquisadores e restante pessoal, sendo que a partir das 09h00 da próxima segunda-feira (13/09) ficará aberta a participação de voluntários para tratamentos que se enquadrem nestas novas pesquisas”, e afirmou ainda: “Somos um grupo científico que trabalha com fundamentos da matéria e o nosso foco é tentar resolver, ou pelo menos minimizar, os problemas relacionados com a saúde das pessoas”.
 
Diversas autoridades, pesquisadores, empresários, membros da Santa Casa(SCMSC), convidados, estiveram presente a cerimônia, a exemplo: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (Diretor do IFSC – USP), Dr. Antonio Valério Morillas(Provedor da SCMSC), Marcos Palermo(Secretário Municipal de Saúde de São Carlos), Prof. Emanuel Carrilho( Diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Rogério Gianlorenzo(Representando o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos), e o Vereador Edson Hel ( Câmara de Vereadores de Araraquara).
 
O Provedor da Santa Casa (SCMSC), Dr. Antonio Valério Morillas, abriu o evento, elogiando e destacando os projetos e ações realizados dentro da parceria da Santa Casa (SCMSC) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP, e em suas palavras afirmou: “(…) um bem incalculável para toda a população da cidade de São Carlos, da região e do País. O Prof. Vanderlei Bagnato é um benfeitor da humanidade”...
 
Por sua vez o Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo, em trechos de sua narrativa, destacou a inauguração da Unidade de Terapia Fotodinâmica como uma oferta generosa para toda a população, um serviço gratuito, de excelência, baseado na ciência e na medicina (...). 
 
Para fazer sua inscrição e avaliação em algum destes novos tratamentos, ligue: (16) 3509-1351
 
A Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), inaugurada no dia 08 do corrente mês, fruto de uma parceria entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos trará benefícios diretos para toda sociedade.
Momento do descerramento da placa comemorativa da inauguração , sendo: Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo; ao centro o Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e o Provedor da SCMSC, Dr. Antonio Valério Morillas Jr.
Fontes:Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC - USP; Kleber J. S. Chicrala – Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato- Diretor do IFSC – USP e Coordenador do CEPOF – INCT - IFSC - USP;com fotos de: Ricardo Rehder/IFSC-USP 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias