quinta, 25 de abril de 2024
Colunistas

Artigo Rui Sintra: Hoje não tem político corrupto em pauta! Tem cachorro e gato...

08 Fev 2018 - 02h45Por (*) Rui Sintra
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Hoje, escrevo aqui uma pequena nota, não falando de políticos corruptos e incompetentes, mas falando de algo bem mais importante e que, para mim, está acima deles - os cachorros e os gatos. Uma das coisas que recentemente mais me impressionou foi o fato de em inúmeros bairros de São Carlos terem começado a surgir casos de envenenamento de animais de estimação, como cachorros e gatos. De fato, não entendo que tipo de satisfação ou de orgulho pode ter alguém que decide envenenar esses animais indefesos, que em qualquer lugar do mundo são motivo de atenção, carinho e proteção, sendo considerados os melhores amigos do homem.

Quem se presta a colocar veneno na via pública com a intenção de matar esses animais, corre igualmente o risco de matar um ser humano, principalmente crianças que, inadvertidamente e até por situações que são naturais da idade, colocam os dedos na boca depois de manusearem uma bola, um brinquedo, ou até mesmo tocarem num sapato, objetos que eventualmente poderão estar impregnados com o citado veneno. E, se as autoridades locais não conseguem (ou não querem) dar conta dessa situação, cabe à sociedade fazer esse papel, coletando provas, identificando e denunciando as pessoas que se prestam a esse tipo de serviço macabro, completamente incompatível com uma vivência civilizada.

Por outro lado, é obrigação dos órgãos e das sociedades protetoras dos animais darem um passo em frente para pressionarem o poder público a tomar uma atitude em relação a esses lamentáveis casos. Sabemos que evitar que um cachorro coma ou beba algum alimento que contenha veneno é algo extremamente complicado, já que não existe a possibilidade de um dono ficar de olho o tempo todo no que o cachorro ou gato coloca na boca, principalmente na rua. E estes animais geralmente são muito curiosos e costumam levar tudo o que encontram pela frente à boca.

Segundo o Portal "Fofuxo", existe uma grande quantidade de substâncias que poderão causar o envenenamento em cães e gatos, e isso vai depender também da quantidade ingerida. Mas, geralmente, esses animais acabam apresentando alteração do seu estado de consciência, problemas gastrointestinais, hemorragias, tremores, dificuldades respiratórias e alterações no ritmo cardíaco. Quanto mais rápido as pessoas conseguirem levar o seu animal para um veterinário, mais chance ele terá de ser salvo. Contudo, repito, o risco para os humanos, principalmente para as crianças, é extremamente alto.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias