quarta, 24 de abril de 2024
Colunistas

Artigo Antonio Fais: Comunicação Não Violenta (CNV)

08 Dez 2017 - 12h31Por (*) Antonio Fais
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Comunicação não violenta, ou CNV, é um processo de mudança de linguagem que permite reduzir conflitos na vida pessoal e profissional. Não se trata de um método para ser usado apenas em conflitos extremos, mas sim uma prática cotidiana para evitar conflitos na família, escola, trabalho e na relação com amigos e colegas. A CNV pode ser praticada por todos, crianças, jovens e adultos, de todas as faixas sociais e intelectuais.  A prática da comunicação não violenta cria espaços de linguagens e atitudes que melhoram a produtividade individual e em equipe para aprender mais e viver melhor

CNV já é utilizada desde 1960 em zonas de conflitos extremos. O que nossa equipe fez foi adaptá-la ao dia a dia, e criar um metodologia que facilita a assimilação em empresas, escolas, hospitais. A CNV, basicamente, consiste de 4 passos simples: Observar fatos sem julgamento; ver como esses fatos nos afetam; entender nossas necessidades; e fazer pedidos claros. 

Começamos com uma palestra explicativa e de sensibilização com os conceitos e seus benefícios; em seguida, enviamos material complementar (áudios e vídeos) durante dois meses, com orientações e detalhes de como conduzir isso no dia a dia; e finalizamos com uma Mentoria* presencial com dinâmicas que reforçam esses conceitos. Neste encontro os alunos apresentam questões práticas e as dificuldades encontradas nesses dois meses.

A equipe, a partir do primeiro encontro, sente-se disposta a aplicar e praticar este novo estilo de linguagem em casa, no trabalho, no trânsito e demais situações da vida pessoal e profissional. Desenvolvemos nas pessoas a percepção de que se elas diminuírem os conflitos em casa, ela chega menos tensa no trabalho; se reduzirem os conflitos no trabalho, desenvolvem uma melhor percepção para ver os problemas e acham melhores soluções; e isso se reflete em todas as situações da vida.  

*Mentoria é um encontro em que o consultor analisa as vivências e dificuldades dos alunos.

(*) O autor é filósofo, escritor, especialista em linguagem e apendizagem, realiza formações em comunicação, linguagem, literatura e escrita.

Leia Também

Últimas Notícias