sexta, 29 de março de 2024
Colunistas

Antonio Fais: Dica do dia

02 Jan 2018 - 13h04Por (*) Antonio Fais
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Neste comecinho de ano, minha recomendação de livro é para quem quer se aprimorar no trabalho independente da área em que está.

A Meta (Eliahu Goldratt - Jeff Cox) é um romance para gerentes e jovens empresários. Em uma linguagem bem simples e um ritmo ágil, conta a história de Alex Rogo, um jovem dedicado ao trabalho que volta a sua pequena cidade natal para gerenciar a empresa que sustenta a cidade. O que ele ainda não sabe é que a unidade vai ser fechada. Além dos problemas com a empresa, Alex enfrenta problemas em seu casamento.
Neste processo, Alex encontra Jonah, um antigo professor da faculdade, que vai ao logo da história dando pequenas dicas para que ele implemente novas soluções a cada capítulo. Em vez de orientar, Jonah faz perguntas que Alex Rogo deve responder para chegar a uma solução através da lógica dedutiva. O bacana do livro é que você aprende junto com Alex.

Usando exemplos simples, do dia-a-dia na empresa e da família, Eli Goldratt apresenta conceitos simples de aprimoramento contínuo e uma nova lógica administrativa-contábil que se aplica desde o cotidiano até às empresas mais complexas, como vocês poderão perceber no livro.

Um exemplo simples é a Marginal do Tietê: a diminuição da velocidade individual de cada veículo, aumenta a velocidade média coletiva, tornando o sistema mais ágil.
Você encontra A Meta em vários sebos a preços bem acessíveis ou e-book.

Foto: Divulgação

 

(*) O autor é filósofo, escritor, especialista em linguagem e aprendizagem, realiza formações em comunicação, linguagem, literatura e escrita e em Comunicação Não Violenta (CNV)

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias