terça, 16 de abril de 2024
Artigos científicos e gerais Kleber Chicrala

A tradicional Semóptica 2022: Semana da Óptica foi um sucesso e teve em sua ampla programação o destaque para o Dia Internacional da Luz e do Físico

22 Mai 2022 - 08h37Por kleber Chicrala
Prof. Dr. Vanderlei  Salvador Bagnato – Físico e Pesquisador do Instituto de Física de São Carlos – USP - Crédito: divulgaçãoProf. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Físico e Pesquisador do Instituto de Física de São Carlos – USP - Crédito: divulgação
A Semóptica 2022 – Semana da Óptica, vem sendo realizada anualmente, mesmo em época de pandemia, pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) e do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ( CEPOF – INCT – IFSC – USP), que teve essa última versão 2022 realizada entre os dias 16 e 20 deste mês de maio , contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e também com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos ( dirigente Profa Debora Gonzalez Costa Blanco)  e das escolas de São Carlos e região, Secretaria de educação da Prefeitura Municipal de São Carlos ( secretária Profa Wanda Hoffmann ), e da Universidade de São Paulo – Instituto de Física de São Carlos. 
 
A Semóptica 2022 destacou temas importantes no meio acadêmico, científico e educacional, a exemplo das comemorações ao “Dia Internacional da Luz” (16/05), e do “Dia do Físico” (19/05), além da exposição e palestras realizadas para escolas e público em geral realizadas no “Museu Prof. Mario Tolentino” de São Carlos, inclusive com os kits educativos desenvolvidos pela CEPOF – INCT – IFSC – USP em parceria com a empresa Educar. 
A Semóptica teve a participação dos pesquisadores do CEPOF – INCT – IFSC -USP com a coordenação dos Profs. Euclydes Marega Junior e Sebastião Pratavieira, contando com o apoio da equipe de difusão científica, que fizeram realizaram ampla cobertura do evento.
 
O que vem a ser o Dia Internacional da Luz ?
 
 
No dia 16 de maio, se comemora o primeiro Dia Internacional da Luz e, atendendo a convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sociedades científicas, instituições de ensino e pesquisa, escolas, museus de ciência e planetários brasileiros realizam atividades para celebrar a data. 
A celebração é uma iniciativa global, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que fornece um foco comum anual para a contínua valorização da importância da luz e do papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas como medicina, comunicação e energia.
 
O que vem a ser o Dia do Físico ?
   
Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações, processos e consequências do universo: a física!
 
Graça aos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de coisas que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores, câmeras e etc.
 
No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado como Dia do Físico a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou aquele o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”.
 
Em 1905, Albert Einstein, um dos mais importantes físicos da história, publicou seus artigos referentes à Teoria da Relatividade, estudo que revolucionaria para sempre a Física.
 
Algumas pessoas consideram que a escolha do dia 19 de maio (19/05) seja uma referência ao ano 1905. A física é uma ciência fundamental para a Humanidade, e em São Carlos(SP) temos o Instituto de Física de São Carlos – USP, que é reconhecido pela sua excelência em ensino e pesquisa. 
 
Fontes: Kleber J. S. Chicrala – Jornalista/radialista – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP ; Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenação do CEPOF – INCT – IFSC – USP; portal.sbpcnet.org.br e calendarr.com 
 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias