terça, 23 de abril de 2024
Colunistas

A gestão de demanda nos pequenos negócios

27 Set 2021 - 16h53Por Profa. Ma. Andreza Silva Dias
A gestão de demanda nos pequenos negócios - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
Agestão da demanda é a função da empresa realiza a ligação entre as necessidades dos consumidores e a coordenação dos processos de compra e produção. Isso se deve ao fato de que, ao se analisar a demanda por um produto ou serviço a empresa pode planejar com maior grau de certeza quais são os recursos serão necessários e quando deverá produzir de forma a atender seus clientes no momento adequado.
 
Incialmente, é necessário entender que demanda representa a procura dos consumidores por produtos e serviços. Nesse sentido, a demanda representa a junção das vendas realizadas e dos pedidos não atendidos, qualquer que seja o motivo. E a correta gestão da demanda auxilia a empresa a transformar esses pedidos não atendidos em vendas realizadas. 
 
Ao compreender a procura pelos produtos e serviços, a gestão da demanda identifica padrões de comportamento e tendências de consumo e então, permite que a empresa realize ações que podem estimular ou desacelerar as vendas, de acordo com os objetivos da empresa. A partir desta perspectiva, a empresa melhora o seu planejamento, estimando com maior precisão a quantidade recursos (matérias-primas, funcionários, capital, máquinas e equipamentos) que são necessários para produzir, além de identificar quando estes devem estar disponíveis. Assim, os clientes podem ser atendidos da melhor forma possível!
Para entender a demanda é necessário que a empresa registre diariamente suas vendas, os pedidos não atendidos e, além disso, colete informações sobre fatores que podem influenciar a procura por seus produtos e serviços, tais como: promoções, alcance de suas propagandas, condições climáticas e econômicas e ações de seus concorrentes. Quanto mais informação estiver disponível, maior será o grau de certeza de seu planejamento.
 
Os dados numéricos da demanda (soma das vendas realizadas e das não concretizadas) permitem que o processo de previsão de demanda possa ser iniciado a partir de cálculos matemáticos. Existem diversos métodos que podem ser mais simples como a média móvel até os mais complexos como os modelos econométricos e os de Box-Jenkins.Assim, a previsão de demanda projetará as necessidades futuras dos consumidores, definindo a demanda esperada. Para pequenas empresas que não têm acesso a softwares estatísticos ou conhecimento especializado, a previsão numérica pode ser realizada usando-se uma planilha eletrônica, como o Excel, por exemplo. Este dispõe de ferramentas de uso simples que podem auxiliar esse processo.
 
Para usar o Excel, primeiro é necessário que os dados da demanda sejam registrados em uma planilha simples, como no exemplo hipotético abaixo:

Leia Também

Últimas Notícias