sexta, 29 de março de 2024
Próxima Viagem

A floresta urbana de Rio Claro

17 Mar 2018 - 01h00Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
A floresta urbana de Rio Claro - Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Rio Claro é uma das mais importantes cidades do Estado de São Paulo, tanto pelo seu contexto histórico como pela sua importância socioeconômica. Localiza-se a 180km da Capital e hoje possui uma população de mais de 200.000 habitantes.

Estive várias vezes no munícipio, seja por motivos profissionais ou até mesmo em momentos de lazer. Citarei nesse texto o principal atrativo natural e turístico do município: a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a qual já tive a oportunidade de visitar várias vezes.

A Floresta Estadual é um espaço de mais de 2000 hectares criado em 1909 e é um excelente espaço verde muito próximo da região central da cidade. Se destaca pela grande variedade de espécies de eucalipto, o que motivou muitas pesquisas acadêmicas.

O local possui um bonito lago e muitos eucaliptos no entorno. Uma dica pessoal: se você deseja fazer belas fotografias, a Floresta Estadual é um excelente cenário! Além disso vale a pena visitar o Solar “Navarro de Andrade” uma antiga construção que serviu de moradia para Edmundo Navarro de Andrade, o grande pesquisador e idealizador do local.

Por toda a área, pode-se observar uma grande diversidade de pássaros e outros animais (onças e lobos guarás podem ser visto com frequência em áreas mais distantes da sede) que podem ser vistos por toda a floresta

MUSEU DO EUCALIPTO

Localizado dentro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o museu criado em 1916, possui um grande acervo de pesquisas sobre o eucalipto, sendo considerado a maior referência mundial, pois é o único museu com essa temática em todo o mundo.

A Floresta Estadual fica na Avenida 2 nº 572 – Centro – Rio Claro e é aberto à população diariamente das 8h às 17h. Já o museu é necessário agendamento prévio pelo telefone (19) 3524-5700

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias