terça, 19 de março de 2024
Artigos científicos com Kleber Chicrala

A Ciência Brasileira e a Pesquisa Científica muito bem representadas com destaque no Brasil e no Exterior

03 Jul 2022 - 08h24Por Kleber Jorge Savio Chicrala
IFSC - Crédito: divulgaçãoIFSC - Crédito: divulgação
O Brasil mantém diversas e renomadas Instituições de pesquisa, ensino, tecnologia, Inovações, e de financiamento e amparo a pesquisa, Universidades, Institutos, Laboratórios, Empresas de Pesquisas e Inovações, Grupos de pesquisas, dentre outras importantes instituições que facilmente podem ser reconhecidas e pesquisadas quando o assunto é ciência, ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. E assim podemos destacar, sem desconsiderar as demais, as elencadas a seguir, a qual passamos a apresentar.  
 
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) é uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP) instaladas em São Carlos (SP) e tem a missão de formar recursos humanos em níveis de graduação e de pós-graduação e realizar pesquisas de nível internacional, e trabalhar a Ciência, a Tecnologia, o Ensino de qualidade, e a Inovação de forma a trazer benefícios a toda sociedade e ao Brasil.
 
Compondo os grupos de pesquisas que fazem parte do IFSC – USP, está o Grupo de Óptica, que tem por tradição desenvolver pesquisas na fronteira do conhecimento, e ser motivo de reconhecimento pela sociedade científica nacional e internacional.
 
O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica - CePOF – IFSC – USP (programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - CePID-FAPESP), coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, pode ser traduzido de forma resumida e simples, como um Centro de referência em pesquisa, ensino, difusão científica e inovação, com um grupo seleto de professores e pesquisadores, dedicados colaboradores, estudantes, pós graduando,  parceiros de instituições de ensino e  pesquisas, Universidades, no Brasil e no exterior.
 
O Instituto Nacional de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), intermediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, as Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), também localizado nas instalações do IFSC – USP, trabalha muito com um grupo de reconhecidos pesquisadores, que elevam o reconhecimento do Brasil para todas as partes do mundo, quando a assunto é o desenvolvimento científico de alta qualidade.
 
O Laboratório de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo em Tecnologias Fotônicas (USP/São Carlos), do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (SISFOTON), parte da Iniciativa Brasileira Fotônica (IBFOTON) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), trabalhando para o desenvolvimento científico e tecnológico de forma exemplar para o Brasil.
 
O Centro de Pesquisa e Inovação em Biofotônica e Instrumentação do IFSC/USP, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e ao Ministério da Educação – MEC, que inova, educa, transforma, produz soluções, gera emprego e renda, valor agregado, com importantes parcerias empresariais e projetos , e muito mais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento tecnológico e soluções diversas no País.
 
Fontes: Sites: IFSC, CEPOF, INCT,USP, CNPq, Fapesp, MCTIC, MEC, SISFOTON, IBFOTON, EMBRAPII, CAPES,  Kleber Chicrala - Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP – EMBRAPII São Carlos.
 
 

CONVITE PARA VOCÊ, SUA FAMÍLIA E SUA ESCOLA PARTICIPAREM

MARQUE ESTE CONVITE !

 

 
kleberchi

Leia Também

Últimas Notícias