quinta, 25 de abril de 2024
Seja Mais

A capacidade de ser resiliente

30 Abr 2019 - 07h54Por (*) Ju Ferraz
A capacidade de ser resiliente -

Você se considera uma pessoa resiliente?

O que a resiliência pode trazer de positivo para sua vida?

Se você ainda não sabe, ser uma pessoa resiliente é ter a capacidade de se adaptar facilmente às mudanças que ocorrem na vida. É a capacidade de se recuperar com facilidade de grandes choques ou dificuldades.

Indo mais a fundo na etimologia da palavra que vem do latim resilientia e do inglês resilience.

Quando somos pessoas resilientes desenvolvemos a capacidade de nos moldarmos de acordo com os acontecimentos, desta forma, somos fortes o suficiente para aprender com os momentos difíceis e sair deles ainda mais poderoso.

Nosso cérebro se adapta a tudo, desde uma situação ruim, quanto boa, porém, o desgaste de nos adaptarmos a uma situação ruim e não querermos sair dela, nos custa nossa saúde mental e física. Já, quando conseguimos entender que aquele momento de dificuldade é para nos deixar mais fortes e aprendemos a resolvê-los com pensamentos e ações focadas na solução, nos tornamos mais corajosos e saudáveis.

O fato de queremos economizar energia o tempo todo, nos deixa em nossa zona confortável, que na maioria das vezes, nos impede de avançar na vida, de crescer como pessoa ou de conquistar nossos objetivos. Gerando lamentações, queixas, doenças, agonias, invejas, raivas, entre muitos outros sentimentos e resultados negativos. Impedindo-nos de sermos resilientes e de aprender com nossos fracassos.

Diante disso, ser resiliente é importante para você hoje?

Se você fosse uma pessoa resiliente e conseguisse superar e vencer todos os obstáculos que passa hoje em sua vida, isso faria a diferença?

Você quer se tornar uma pessoa mais forte, saudável, competente, eficiente, feliz, equilibrada e com mais paz?

Autoconhecimento é a chave para tudo em sua vida, até mesmo para você conseguir ser mais resiliente. Quanto mais você se conhece, mais a sua vida se torna plena, feliz, saudável, cheia paz, equilíbrio, harmonia e tudo de bom que a vida pode oferecer. Basta você querer e agir.

Qual tema sobre o desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, Escritora, Palestrante, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias