sexta, 29 de março de 2024
Saúde Emocional com Tatiana Carlino

8 sinais de que você está entrando em depressão e como evitá-los

12 Jan 2022 - 12h02Por Tatiana Carlino
Tatiana Carlino - Tatiana Carlino -
Esta matéria não é um diagnóstico, apenas orientações sobre sintomas. Nesse caso, sempre é recomendado consultar um profissional capacitado para uma avaliação completa.
 
Reconhecer que estamos passando por depressão não é uma tarefa tão simples, por ser confundido com tristeza profunda, ou outras doenças, mas a depressão é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma das mais incapacitantes doenças do mundo.
O autodiagnóstico, entretanto, é um primeiro passo fundamental, já que é a partir dele que compreendemos o quanto necessitamos do apoio dos entes queridos e de orientação terapêuticas para tratar o problema.
 
Será que estou entrando em depressão?
 
Os motivos para sofrer com o transtorno depressivo podem ser variados:
 
• Frustrações (financeiro, desemprego desilusões e etc.);
• Fatores genéticos;
• Traumas (como acidentes ou o falecimento de um amigo ou familiar, violência, abuso);
• Abuso de substâncias (bebidas alcoólicas, remédios e drogas ilícitas);
• Efeito colateral de medicamentos.
 
Tudo isso pode gerar um quadro limitante e difícil de se livrar sem ajuda dos profissionais. Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
 
1. Cansaço constante e indisposição frequente
 
É difícil lidarmos com a própria motivação se a rotina em si é baseada em eventos estressantes, mas a depressão torna até mesmo atividades prazerosas em algo banal.
Com isso, as atividades são substituídas por períodos de inatividade e o isolamento se torna a melhor companhia. Caso não haja uma explicação para essa transformação no comportamento, convém buscar orientação psicológica para compreender a mudança.
É importante lembrar que o resultado do questionário não é uma avaliação psicológica. Assim, apenas por esse resultado, não é possível diagnosticar um quadro de ansiedade e depressão.
 
2. Sensação contínua de tristeza
 
O que difere a tristeza habitual da depressão, segundo especialistas, são a frequência e a intensidade do sentimento: caso ela persista por mais de 15 dias, sem intervalos, é possível que a melancolia tenha um diagnóstico.
No entanto, é necessário investigar a origem desse desamparo. Primeiramente, um diálogo aberto com pessoas de confiança pode facilitar a busca por uma explicação, mas o diagnóstico e ajuda psicológica são mais que fundamentais nesse processo.
A mudança de humor, não só a tristeza, mas também aquela irritabilidade constante, onde tudo se torna motivo de aborrecimento e de reações às vezes agressivas pode ser um sinal que merece atenção.
 
3. Alterações no apetite e no sono
 
Dormir demais (ou muito pouco) e sentir nenhuma (ou muita fome) são quadros sintomáticos comuns na pessoa deprimida.
É importante se atentar se existe algum motivo revelador por trás disso — transtornos como a ansiedade, por exemplo, podem alterar a qualidade do apetite e do sono — ou se essas dificuldades surgiram junto aos outros sinais que apontamos aqui.
 
4. Dores pelo corpo
 
Além dos sinais psicológicos, a depressão ataca, indiretamente, o corpo, que reflete a angústia generalizada em dores ou disfunções, como:
 
• Tensão acumulada nos músculos, ombros e pescoço;
• Cólica, diarreia ou azia;
• Pressão no peito;
• Dores de cabeça.
 
Por ter relação indireta com a doença, muitos ignoram os sintomas físicos, quando, na verdade, eles podem nos ajudar no diagnóstico.
 
5. Redução da capacidade de experimentar o prazer
 
Aos poucos vai sumindo o interesse pelas atividades, inclusive por coisas que a pessoa gostava. Tudo vai se tornando sem gosto, sem prazer, chegando a perda do interesse por qualquer atividade prazerosa, inclusive a atividade sexual. 
 
6. Isolamento social
 
Uma luzinha vermelha se acende quando aos poucos você percebe que não tem vontade de participar das reuniões de família, das atividades sociais, do convívio familiar até com as pessoas mais próximas criando uma vida solitária, com contatos sociais cada vez mais restritos.
E uma vida solitária vai se instalando, podendo chegar ao ponto de não sair mais de casa.
 
7. Falta de concentração e dificuldade de tomar decisões.
 
Aquela sensação de cabeça vazia, com dificuldade de concentrar-se, de indecisão, de prestar atenção. Às vezes, os próprios pensamentos se tornam confusos dificultando a tomada de decisões diante das situações.
Se torna um sobre-esforço para conseguir dar conta de suas atividades cotidianas e por isso as coisas vão ficando para outra hora, e tudo vai ficando para depois, o que deixa a pessoa ainda mais desanimada.  
 
8. Sentimentos de culpa e perda da autoestima
 
Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.
Aquela sensação de que a “vida está sem sentido”, de que ninguém se importa com você ou de se sentir um “peso na vida dos outros” e de que tudo que “dá errado é por sua culpa
 
Depressão pode acontecer com qualquer pessoa
 
Embora exista fatores de risco determinantes, a depressão pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, e por isso você não deve ter nenhum receio para se sentir culpado e não buscar ajuda caso perceba esses sintomas.
 
Como prevenir a depressão
 
Existem algumas atividades e bons hábitos que podem melhorar sua qualidade de vida, e evitar que esse transtorno depressivo se instale. Segue algumas orientações que podem ajudar:
 
Transforme a atividade física e a alimentação saudável em hábitos diários
Pratique meditação
Treine sua mente para encontrar algo de positivo em situações ruins
Durma bem
Afaste-se de situações e pessoas negativas
Doe parte de seu tempo a um trabalho voluntário
Adquira o hábito de agradecer todos os dias
Faça terapia
tatianacarlino

Leia Também

Últimas Notícias