quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Volkswagen do Brasil patrocina mais uma edição do festival Chorando Sem Parar em São Carlos

12 Ago 2015 - 10h33
0 - 0 -

Esta será a sexta edição do evento que conta com o apoio da Volkswagen do Brasil; parceria teve início em 2009

Em 2015, o festival internacional de música instrumental chega à 12ª edição, intitulada “Heitor Villa Lobos – do Batuque a Bach” e será realizado entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro

Em sua última edição, o evento contou com público de cerca de 15 mil pessoas; com 12 horas ininterruptas de música, o ChorandoSemParar é considerado um dos principais festivais de choro brasileiro da atualidade

A Volkswagen do Brasil confirmou o apoio ao festival internacional de música ChorandoSemParar, que em 2015 chega à sua 12ª edição, intitulada “Heitor Villa Lobos – do Batuque a Bach”, que terá o maestro Heitor Villa Lobos como homenageado in memorian e será realizado entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. Esta é a sexta edição do evento que recebe o apoio da Volkswagen do Brasil.

"A Volkswagen do Brasil apoia este projeto há seis edições por reconhecer a importância da difusão da música brasileira para um grande público, de forma a contribuir com a formação cultural do cidadão. Além disso, é mais uma forma de a empresa se aproximar ainda mais da comunidade, promovendo a cultura nacional, por meio de uma grande vertente da música brasileira", disse Andreas Hemmann, gerente-executivo da fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos.

Para esta edição, além de apresentar o repertório dos grandes compositores de choro e destaque aos choros de Villa Lobos, o festival abrirá espaço para outras expressões de arte. A organização do 12º Festival ChorandoSemParar abrirá espaço a todos que queiram participar voluntariamente com uma proposta de ação cultural (performances, apresentações, interferências relâmpago ou sugestões similares). Sendo dedicada ao maestro Heitor Villa Lobos, os temas relativos à Semana de Arte Moderna de 1922 serão também abordados.

O apoio ao festival ChorandoSemParar faz parte de um pacote maior de patrocínios da Volkswagen do Brasil, que envolve diversos projetos no País. Entre eles estão iniciativas nas áreas cultural, esportiva, educacional, de entretenimento, saúde (principalmente com foco em crianças e adolescentes), desenvolvimento social, preservação ecológica, entre outros.

Histórico

Criado em 2004, o festival ChorandoSemParar tem a proposta de oferecer à população uma programação musical de qualidade, gratuita e em espaço público (Praça XV e Novembro), em homenagem a um dos mais importantes patrimônios da música nacional, o Choro Brasileiro.

Ao longo de suas edições o festival recebeu um público que ultrapassa a marca de 200 mil pessoas e 1 mil artistas locais, nacionais e internacionais. Há, em cada edição, um compositor  homenageado in memorian. Nomes como Sivuca, Chiquinha Gonzaga, Jacob  do Bandolim, Pixinguinha entre outros, já foram tema dos festivais. Há também um convidado homenageado que se apresenta em cada edição e o Festival recebeu Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Arthur Moreira Lima, Naná Vasconcelos e muitos mais. Em 2015 o convidado homenageado será o violonista Turíbio Santos um dos intérpretes de Villa Lobos de maior prestígio internacional.

Com 12 horas ininterruptas de música, no último dia do evento, que conta com diversas atividades que englobam oficinas, exposição, mesas redondas e shows, o ChorandoSemParar é considerado um dos principais festivais de choro brasileiro da atualidade e um dos maiores encontros da música instrumental brasileira interpretada por músicos brasileiros e estrangeiros.

“O projeto tem um histórico de centenas de ações culturais relevantes, que além de contribuir para aprimorar a apreciação musical, ganharam a aprovação do público a cada edição, tornando-se tradicional no calendário da região e também atraindo público até de  fora do estado de São Paulo. E tudo isso só se torna possível através da  parceria com as empresas, como a que temos com a Volkswagen do Brasil ”, disse a idealizadora e diretora do projeto Contribuinte da Cultura e do Festival”, disse a idealizadora e diretora do projeto Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo Catalano.

O Chorandosemparar é realizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura com gestão FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico)-UFSCar, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e Sesc e com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e de demais empresas.

Mais informações sobre a programação e como participar pelo site: www.chorandosemparar.com.br

Leia Também

Últimas Notícias