sexta, 29 de março de 2024
Dados municipais

Violência contra as mulheres será debatida em São Carlos

02 Ago 2019 - 17h32Por Redação
Violência contra as mulheres será debatida em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006) foi considerada pela ONU uma das três melhores legislações do mundo no combate à violência contra a mulher. Mesmo com a Lei em vigor desde 7 de agosto de 2016, os dados de violência contra as mulheres em nosso país seguem aumentando:

Dados da Central de Atendimento à Mulher 180 mostram que de 2015 a 2016, os relatos de violência doméstica e familiar cresceram 93,87%. Já informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2019, evidenciam que entre 2012 a 2017 o número de mulheres mortas por arma de fogo na própria residência cresceu 28,7%. Em 2019, em São Carlos, já tivemos 3 feminicídios.

Em comemoração ao 13° aniversário da Lei Maria da Penha, o Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos realizou, pela segunda edição, uma pesquisa de levantamento de dados sobre o atendimento às mulheres em situação de violência no município. Foram contactados equipamentos da saúde, justiça, assistência social e segurança pública.

Os dados serão apresentados no evento “Violência contra as mulheres em debate: o cenário municipal”, no próximo dia 7 de Agosto de 2019, na Defensoria Pública de São Carlos, e serão debatidos com por Maria Alice Packness Oliveira de Macedo, Defensora Pública, Camila Marques dos Santos, Advogada e presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero da OAB São Carlos- SP, e Sabrina Mazo D'Affonseca, do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV/UFSCar.

Convidamos toda a população para participar e contribuir na proposição e consolidação das políticas públicas em defesa e garantia dos direitos das mulheres.

O evento contará com interprete de LIBRAS.

Violência contra as mulheres em debate: o cenário municipal

Dia: 7 de Agosto de 2019, quarta-feira.

Horário: 19h

Local: Defensoria Pública

Rua Belarmino Indalécio de Souza, 549 - Vila Monteiro

Acessível em LIBRAS

Leia Também

Últimas Notícias