quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Vila São José recebe nebulização contra a dengue

18 Ago 2014 - 20h07
0 - 0 -

Dando sequencia ao plano de ação de combate ao mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, a Vigilância Epidemiológica (Vigep), por meio dos agentes de combate de vetores, realiza a partir de quarta-feira (20), o trabalho de nebulização casa a casa na Vila São José, próximo a Rua Walter Camargo Schultzer com a travessa Antonio Suriano. O procedimento é feito em locais que apresentaram casos positivos da doença.

São Carlos registra 355 casos positivos de dengue, sendo 251 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e 104 importados. Com a chegada do inverno, o número de notificações vem diminuindo consideravelmente nos últimos meses, mesmo assim, os cuidados contra o mosquito devem continuar.

O sucesso da campanha também depende da sensibilização e colaboração da população. É importante que os moradores continuem atentos na eliminação dos criadouros dentro das casas, mantendo os quintais e terrenos limpos. Durante o trabalho de nebulização, é fundamental que os proprietários das residências sigam as orientações dos agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. 

Além dos cuidados contra o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta na atenção aos sintomas do vírus da dengue. A pessoa que sentir febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo, deve buscar imediatamente atendimento nas unidades de saúde, em que será realizado o preenchimento da ficha de investigação para dar continuidade no trabalho de nebulização de bloqueio da doença.

CUIDADOS DIÁRIOS E ORIENTAÇÕES CONTRA A DENGUE

- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

Leia Também

Últimas Notícias