terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Vice-Reitor e docentes da UFSCar participam da inauguração de novo Ambulatório Materno-Infantil na Santa Casa

26 Nov 2017 - 07h48Por Redação
Foto: Gisele Bicaletto-CCS/UFSCar - Foto: Gisele Bicaletto-CCS/UFSCar -

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 23, o Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. O espaço tem por finalidade atender gestantes de alto risco e bebês prematuros ou que tenham alguma patologia, de forma a diminuir os possíveis riscos e manter assistência contínua à mãe e ao bebê.

O novo ambulatório congrega os atendimentos já realizados pelo Ambulatório de Cuidados Especiais em Gestação (ACEG) e pelo Serviço de Acompanhamento e Intervenção Neonatal Precoce em Bebês de Alto Risco (Saibe), que funcionam desde o início dos anos 2000. De acordo com a Dra. Carla Polido, médica que atua no ACEG e professora do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o novo ambulatório permite um cuidado acolhedor e humanizado à gestante e aos recém-nascidos em um espaço estruturado e qualificado para o atendimento de alto risco de forma integral e contínua.

O Dr. Humberto Hirakawa, também professor do DMed da UFSCar, assumiu a coordenação da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa de Casa de São Carlos, em abril deste ano, a partir de uma atividade extensionista da Universidade. Durante a inauguração do novo espaço, Hirakawa destacou resultados importantes já alcançados em sua gestão. Por exemplo, em 2016, as cesáreas representavam 65% dos partos na Maternidade e, em 2017, esse número caiu e agora os partos normais chegam a 73% dos procedimentos realizados. Além disso, o coordenador da Maternidade salientou as mudanças nas escalas médicas e de enfermagem e o treinamento da equipe para ações mais rápidas e eficazes que reduzem o número de casos que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Tudo isso mostra um resultado significativo do trabalho da equipe que vem sendo realizado de forma séria e comprometida", destacou Hirakawa, acrescentando que, além da redução de cesáreas, houve também a diminuição de bebês que necessitam da UTI Neonatal.

Para a médica ginecologista Elvira Zanette, primeira coordenadora do ACEG e homenageada na cerimônia de ontem, o comprometimento da equipe de enfermagem e de outros profissionais foi crucial para a construção do ambulatório. Além disso, a médica destacou a importância da parceria com a UFSCar. "Por meio do conhecimento, da dedicação e da presença dos médicos e professores da UFSCar podemos adequar nosso atendimento aos novos procedimentos e protocolos em saúde. Isso é fundamental para o trabalho com as gestantes e bebês", reforçou Zanette.

Humberto Hirakawa afirmou que o novo ambulatório também é um espaço em que os alunos do curso de Medicina da UFSCar podem realizar atividades do internato com a preceptoria dos profissionais que atuam no Saibe e no ACEG. "Para nós, professores, é uma satisfação poder realizar esse trabalho aqui na Maternidade e pretendemos manter essa ação por muito tempo. Isso é compromisso da Santa Casa com a saúde de São Carlos e região", concluiu Hirakawa.

O Vice-Reitor da UFSCar, Walter Libardi, participou do evento e destacou a relevância do novo ambulatório para a cidade de São Carlos. "Essa inauguração é muito importante para o Município. Eu fico muito feliz que a UFSCar possa ter essa parceria com a Santa Casa, que tem mostrado resultados consideráveis e que está melhorando a qualidade da saúde de São Carlos. Nós temos essa responsabilidade com a sociedade e queremos imensamente ampliar as ações no escopo dessa parceria", disse Libardi.

O novo Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco recebeu o nome de Rinaldo Pucci, provedor da Santa Casa entre os anos de 1999 e 2006. As filhas de Pucci participaram da cerimônia e foram homenageadas. Também estiveram no evento o professor Ubiratan Adler, coordenador do curso de Medicina da UFSCar e outros docentes da Instituição; equipe médica e de enfermagem da Santa Casa; o Prefeito de São Carlos, Airton Garcia; o Secretário Municipal de Saúde, Caco Colenci; além de vereadores, deputados estaduais e demais profissionais de saúde de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias