sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Vereador Roselei solicita equipamentos de proteção para merendeiras

15 Mar 2016 - 05h41Por Redação
Roselei cobra da Prefeitura o fornecimento de EPIs para merendeiras. Foto: assessoria de imprensa CMSC/Thiago Jacot - Roselei cobra da Prefeitura o fornecimento de EPIs para merendeiras. Foto: assessoria de imprensa CMSC/Thiago Jacot -

O vereador Roselei Françoso (Rede) protocolou na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 14, um requerimento solicitando à Prefeitura o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) às merendeiras da rede municipal de ensino.

O parlamentar apontou que as merendeiras estão expostas a diversos agentes de riscos como calor, umidade, ruídos intensos, produtos químicos e correm o risco de sofrer acidentes como queimaduras, escorregões, quedas, tropeções, luxações e contusões. Elas podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e realizar esforços repetitivos, estando sujeitas a diferentes agravos à saúde.

Roselei informou que foram feitas visitas às escolas municipais e foi verificado que as merendeiras da rede municipal não possuem os EPIs necessários e nem uniforme (avental de brim, napa e touca, incluindo também o calçado). "Sem os devidos EPIs, a merendeira tem sua integridade física no trabalho comprometida, tornando-se ainda mais frágil diante dos perigos que a acompanham durante a jornada de trabalho", disse.

No documento, o parlamentar questiona o Executivo sobre a possibilidade de fornecimento dos equipamentos e se há um prazo para que a ação seja realizada. Ele também indaga se a Prefeitura pretende fazer uma vistoria nas cozinhas dos CEMEIS, a fim de verificar suas deficiências e com isso melhorar as instalações e condições de trabalho.

"É necessária a valorização profissional que manipula alimentos, havendo a real necessidade de um olhar emergencial para a situação das escolas públicas municipais no que tange à melhorias nas condições de trabalho nas cozinhas escolares para a produção de seu produto final: alimentação escolar, pensando em saúde ocupacional e saúde do aluno", declarou o vereador.

Leia Também

Últimas Notícias