Menu
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Cidade

Vereador questiona se São Carlos tem oxigênio e insumos suficientes

23 Jan 2021 - 12h17Por Redação São Carlos Agora
Manaus sofre com a falta de oxigênio - Crédito: Agência BrasilManaus sofre com a falta de oxigênio - Crédito: Agência Brasil
Preocupado com o atendimento à Saúde, em especial, no momento em que a cidade apresenta aumento expressivo no número de casos de Covid-19, o vereador Lucão Fernandes (MDB) encaminhou ofício solicitando informações à Secretaria Municipal de Saúde, bem como, ao Hospital Universitário da UFSCar, Santa Casa de Misericórdia e Unimed São Carlos, que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus.
 
Lucão relata que além do aumento de casos, a capacidade dos leitos UTI/SUS atingiu índices altíssimos de 85,7%, o que foi amplamente divulgado pela imprensa. “Diante de tudo o que está acontecendo, há uma grande preocupação quanto à prestação do serviço de saúde em São Carlos, serviço este que é essencial e importantíssimo frente à pandemia que estamos passando e o receio de nossa rede de atendimento entrar em colapso torna-se real”, explica.
 
O parlamentar lembrou o que vem ocorrendo em Manaus, onde a falta de oxigênio e insumos nas unidades de saúde, acabou ceifando a vida de muita gente. “Isso gerou uma grande comoção, consternação e preocupação em todo o mundo. Uma catástrofe até então inimaginável”, afirmou.
 
Entre as informações solicitadas, Lucão quer saber se há acompanhamento diário e se houve aumento no consumo de oxigênio durante o período da pandemia. “Precisamos saber se há estoque de oxigênio para as unidades de saúde da nossa cidade e provisionamento futuro, tendo em vista que os casos continuam aumentando”, relatou. “Não podemos vivenciar em São Carlos, o que aconteceu em Manaus”, completou.
 
Além do oxigênio, o parlamentar questiona qual a atual situação dos insumos [materiais e medicamentos] para a assistência dos pacientes de Covid-19. “Diante do aumento no consumo desses insumos, queremos saber se o fornecimento atual será capaz de suprir o avanço da demanda e o que tem sido feito para que não ocorra a falta de oxigênio, insumos e medicamentos, em especial, nas nossas unidades públicas”, afirmou.
 
Outra preocupação é em relação aos leitos. “Há condições de ampliação dos leitos? Existem profissionais de saúde suficientes para atuar junto aos novos leitos, caso estes sejam criados?”, indagou o parlamentar.
 
Lucão ressalta que o questionamento tem o único objetivo de traçar um raio-X atual da situação de enfrentamento à pandemia e de colocar seu mandato à disposição para buscar apoio junto aos governos, caso haja a necessidade. “Todos sabem que uma das minhas principais bandeiras sempre foi a saúde e eu não poderia cruzar os braços nesse momento em que essa pandemia tem aumentado e nos assustado demais. Continuaremos atuando e dando total apoio aos profissionais de saúde, que estão colocando suas vidas em risco para salvar a nossa população”, finaliza.
comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias