quarta, 29 de maio de 2024
Cidade

Vereador Freire quer digitalização de processos na Secretaria de Habitação

03 Jul 2015 - 10h12
Freire: “Digitalização de processos na Secretaria da Habitação irá favorecer o desenvolvimento da cidade”. - Freire: “Digitalização de processos na Secretaria da Habitação irá favorecer o desenvolvimento da cidade”. -

O vereador Equimarcílias Freire (PMDB) encaminhou indicação à Prefeitura para que seja estudada a implantação de um sistema de digitalização de todos os processos protocolados na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Argumenta que a medida vai possibilitar a agilização da análise dos processos e um melhor atendimento das solicitações encaminhadas pelos munícipes.

 Freire ressalta que diversos segmentos da comunidade têm criticado a lentidão do andamento de processos e apontado a demora na liberação de documentos na secretaria, citando como exemplo a certidão de uso do solo necessária para a realização de empreendimentos imobiliários na cidade. A liberação desse documento tem demandado meses, segundo o vereador, fato que também ocorre nos casos de avaliação de propriedades na área rural e no perímetro urbano.

 “A aprovação de uma planta de uma construção simples demora até seis meses ou mais, e ou projetos maiores de loteamentos demoram até três anos uma aprovação”, afirma Freire. De acordo com ele, há uma “demora muito longa no que se refere a pedidos diversos de liberação de alvará os quais o comercio e outros segmentos da sociedade necessitam para abrir uma empresa ou regularizar um imóvel”.

O parlamentar cita a forte demanda de serviços da secretaria e a crescente procura  por novos investimentos em nosso município. “Muitos investidores  necessitam  que  seus  projetos  sejam apreciados  e  liberados  em prazos  infinitamente mais ágeis e tenho conhecimento que muitos estão desistindo de fazer investimentos em São Carlos”, afirma.“Muitos que  fizeram investimentos em nossa cidade estão indo embora para cidades onde não existe tanta burocracia; é preciso desburocratizar”.

 Conforme assinalou, a digitalização de todos os processos permitirá que ao mesmo tempo todas as secretarias ou autarquias envolvidas  como SAAE, Fundação Pró Memória e Secretaria de Transportes e Trânsito e outros possam ter conhecimentos de cada processo e possam exarar os seus pareceres on line em tempo real.   

 “Estamos enfrentando uma crise nacional e especialmente municipal; precisamos gerar emprego e renda e a construção civil, as micro, pequenas e médias empresas são as que mais geram emprego em nossa cidade e no país”, conclui. 

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