sexta, 19 de abril de 2024
Intercâmbio educacional

Vereador Elton Carvalho participa de conferência internacional na Fatec São Carlos

13 Ago 2018 - 08h34Por Redação
Vereador Elton Carvalho participa de conferência internacional na Fatec São Carlos - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Na noite desta sexta-feira, 10, o vereador Elton Carvalho (PSB) recebeu professores da Universidade Sunny Ulster de Nova Iorque nas dependências da Faculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec).

Na ocasião, o parlamentar participou de uma conferência para tratar sobre a importância do intercâmbio e projetos acadêmicos internacionais, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

“Esta troca de experiências e informações é muito importante para nosso município para que possamos formular políticas públicas que permitam uma maior cooperação entre universidade, governo e empresas”, afirmou o parlamentar.  “Fiz parte de uma equipe em 2015 durante 6 meses. Fiz novas amizades, agreguei nova cultura, nova língua (inglês), novos modelos de negócios e uma forma de ensino via rede social. Foi um grande aprendizado”, emendou.

Os docentes da Suny Ulster University de Nova Iorque visitaram a onovolab, Fundação ParqTeq e o Campus da Fatec São Carlos. A universidade americana trabalha em parceria com a Fatec desde 2015 num projeto denominado COIL (Collaborative Online International Learning).

COIL - os alunos brasileiros e americanos e de outros países como a Holanda, desenvolvem simultaneamente no Brasil e nos outros países envolvidos, um produto inovador, sendo necessária a análise mercadológica e sociocultural antes da conclusão do projeto.

A professora Dra. Ana Teresa Colenci Trevelin afirmou que há cada semestre, desde 2014 aproximadamente 40 alunos brasileiros e outros 40 americanos, via rede social (Facebook, Skype, WhatsApp e vídeos) se interagem em equipes virtuais e desenvolvem projetos e produtos. “É uma forma de se trabalhar o empreendedorismo”, comentou salientando que tudo começou através da Fatec de Americana, por iniciativa dos professores Oswaldo Succi e Carlos Moreira. “Deste intercâmbio surgiu frutos ao longo dos anos e muitos estereótipos foram quebrados, como barreiras culturais e apareceram novas possibilidades de empreendedorismo internacional”, salientou a professora doutora.

O professor de Administração da Suny Ulster University, Alfred Ragucci falou por uma hora sobre o projeto a uma sala repleta de alunos na Escola Estadual Esterina Placco, na Vila São José. Ao São Carlos Agora disse que os estudantes americanos são em sua maioria da zona rural e a contribuição com os brasileiros é “na mesma medida”.

“Eles trocam experiências e ideias. Realizam curso de gestão e planejamento, além do marketing. Criam produtos para serem vendidos. E uma grande oportunidade para interagir com estrangeiros que até então não tinham contato”, disse Ragucci.

Ao final, o vereador Elton arriscou uma mensagem em inglês para todos: “If you wish some changes, you must to act!” que significa “Se você almeja mudanças, você precisa agir!”.

Leia Também

Últimas Notícias