quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Vacinação contra HPV começa na segunda-feira

07 Mar 2014 - 20h36
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira (10), a vacinação contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde. Em São Carlos, 4.846 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, deverão ser imunizadas. A campanha, que acontece simultâneamente em todo o País, será realizada até o dia 10 de abril. Depois deste período, a vacina oferecida pelo Ministério da Saúde (MS), ficará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

 Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, a campanha em São Carlos, será intensa e contará com apoio de outras secretarias. “Será uma campanha diferenciada, porque o público alvo é composto por jovens. Para atingir a meta, vamos reforçar as orientações e buscar parcerias com as secretarias municipal e estadual de Educação e, Conselho da Mulher, no apoio da divulgação e importância da imunização contra o HPV. A vacina é imprescindível para a prevenção do câncer do colo de útero, e para futuramente, constatarmos a redução da doença”, salientou Márcia.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil a meta é vacinar 80% do público alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. Só no estado de São Paulo, mais de 2 milhões de doses serão disponibilizadas. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, para receber a dose, basta a adolescente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois a primeira, e a terceira, cinco anos após a segunda.

Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

  Sobre o HPV

O HPV é vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde, é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo que 32% foram infectadas pelos tipos 16 e 18.  

Leia Também

Últimas Notícias