terça, 19 de março de 2024
Cidade

Vacinação contra gripe vai até o dia 30 de maio

20 Mai 2014 - 20h39
0 - 0 -

Atendendo determinação do Ministério da Saúde, a secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, prorrogou até o dia 30 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todas as Unidades Básica de Saúde. É a segunda vez que a campanha é prorrogada neste ano, a medida foi necessária para que se cumpra os 80% do público alvo a ser imunizado.

Integram o grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina com prescrição médica.

Em São Carlos, as unidades de saúde atendem a população de segunda a sexta-feira. Conforme os últimos dados levantados pela Vigilância Epidemiológica, a cidade atingiu 51% da meta de imunização, com total de 25.052 mil doses aplicadas, sendo 16.114 idosos, 5.856 crianças, 1.794 profissionais de saúde, 910 gestantes, 374 puérperas e 4 indígenas.

De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, a cidade segue o cronograma estabelecido para atingir a meta. “A população está procurando a vacina e estamos empenhados com a campanha. Os idosos devem aproveitar a chance e as mães devem levar as crianças para a imunização, para evitarmos internações e complicações da gripe, antes do início do inverno”. afirmou Márcia.

A vacina da gripe protege contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Não devem receber a dose, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias