sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Vacina contra a gripe já está disponível na na rede de saúde

22 Abr 2014 - 20h58
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), inicia nesta quarta-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014. A imunização ficará disponível na Rede de Saúde até o dia 9 de maio. Devem ser vacinadas, crianças de 6 meses à 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, profissionais de área de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Também integra o grupo de imunização, povos indígenas em aldeias e população encarceradas em penitenciarias. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação é realizada pelo Ministério da Saúde (MS), através de parcerias com os estados e municípios. A imunização acontecerá até a segunda semana de maio, sendo 26 de abril, “O Dia D” da mobilização nacional. Em São Carlos, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde e postos volantes, que serão montados no dia D, no Shopping Iguatemi, Calçadão, Mercado Municipal, Igreja Santo Antonio e Associação dos Funcionários Públicos.

A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação. 

Na cidade, a previsão é que 63.257 recebem a dose da vacina, que neste ano protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Em todo o país, serão aplicadas 53,5 milhões de doses. Apóiam a campanha, alunos do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Etec Centro Paulo Souza e alunos do curso de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Segundo a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, um plano de imunização foi elaborado, com o intuito de atingir o máximo do público alvo. “Elaboramos um plano de imunização para atendermos com qualidade e eficiência o público a ser imunizado. Pedimos a adesão da população na campanha, garantindo na cidade, a prevenção e complicações das doenças respiratórias, evitando internações e óbitos”, finalizou a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica.

 

Sobre o vírus da gripe (Influenza)

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas, ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Em adultos jovens saudáveis, a proteção da vacina contra a gripe, é de 70 á 90% a detecção de anticorpos protetores ocorre geralmente, cerca de duas semanas após a vacinação e pico máximo de anticorpos de 4 a 6 semanas.

Leia Também

Últimas Notícias