quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

“USP TALKS” debate o tema “Longevidade” no Teatro Municipal de São Carlos

12 Jul 2018 - 15h30Por Redação
“USP TALKS” debate o tema “Longevidade” no Teatro Municipal de São Carlos -

A Universidade de São Paulo, em parceria com o jornal “O Estado de São Paulo” e com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, tem levado a efeito desde há três anos a esta parte uma série de encontros a qual foi dado o nome de USP TALKS, uma iniciativa que tem o objetivo de aproximar a Academia da Sociedade, debatendo, para isso, um conjunto de problemas que interferem diretamente na vida dos cidadãos.

Em sua primeira edição fora da Capital, o USP TALKS virá no próximo dia 26 de julho, no Teatro Municipal de São Carlos, a partir das 19 horas, debater com a população um tema que tem um impacto direto na sociedade, principalmente no que diz respeito às gerações vindouras – nossos filhos e netos: a LONGEVIDADE, uma temática que contará com as participações dos cientistas Stevens Rehen, especialista em células-tronco e neurociências do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Adriano Andricopulo, especialista em química medicinal e planejamento de fármacos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), num debate moderado pelo jornalista e repórter Herton Escobar, do jornal “O Estado de São Paulo”.

De que maneira os avanços da ciência ampliam a qualidade e a expectativa de vida, tendo como base que um século atrás os seres humanos viviam em média 35 anos, enquanto hoje a maioria passa facilmente dos 70?

De fato, esse ganho espantoso de longevidade só foi possível graças aos muitos avanços da medicina nas últimas décadas, apoiados pelo desenvolvimento das vacinas e de praticamente todos os medicamentos que temos disponíveis hoje nas farmácias. Só que a descoberta de novos fármacos está se tornando um processo cada vez mais desafiador, caro e demorado.

Como resolver isso? Quais são as estratégias da ciência para desenvolver novos medicamentos, terapias inovadoras, e continuar prolongando a expectativa de vida da nossa espécie? Até quando poderemos viver?

Estas e outras questões irão estar em debate direto com a sociedade no USP TALKS – SÃO CARLOS, um evento com entrada gratuita e que conta com o apoio do Portal São Carlos Agora.

Os convites para este evento poderão ser levantados a partir do dia 18 de julho, na Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), no horário compreendido entre as 9h/11h e 14h/16h.

Leia Também

Últimas Notícias