sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

USP realiza a Semana de Ciência e Tecnologia em São Carlos

25 Out 2017 - 09h06Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Até o dia 29 de outubro, a USP realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, com o tema "A Matemática está em tudo", em referência a celebração do biênio da matemática (2017/2018). A intenção é aproximar a ciência e tecnologia da população e a programação oferece quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado.

A USP São Carlos preparou uma programação bastante diversificada que inclui atividades como Show de Física, mostra tecnológica, exposições e palestras. No domingo, dia 29, das 13 às 19 horas, será realizado o evento "Ciência e Tecnologia" na Praça XV, no qual as unidades do Campus vão apresentar pesquisas e projetos de extensão. Às 18h30, acontecerá também a apresentação do grupo musical "Trio Choro Enturmado". Confira a programação detalhada de algumas unidades do Campus: ICMC, CDCC, IFSC e IQSC.

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo de divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvida pela Universidade, oferecendo também uma oportunidade de contato da população com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.

Com foco na matemática, o evento demonstra a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

O evento é uma ação coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. As atividades oferecidas pela USP na capital também integram a programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que envolve outras instituições do município

Para a professora Karin Marins, assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, "o evento é uma oportunidade de mostrar, com criatividade e interação com o público, um pouco do que Universidade de São Paulo faz. Nesta programação, a USP mobiliza seus professores, alunos e funcionários para mostrar e discutir ciência e tecnologia com a sociedade, aproximando saberes e práticas do cotidiano das pessoas." relata.

Já o professor Antonio Mauro Saraiva, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, destaca o caráter público do evento: "A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários".

Leia Também

Últimas Notícias