Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Procura intensa

USP oferece nova edição de curso online gratuito para aprimorar habilidades de idosos identificarem fakenews

Vagas da primeira edição do curso já se esgotaram; inscrições para participar da próxima edição começam dia 1º de outubro

28 Jul 2021 - 07h03Por Denise Casatti
Um dos principais objetivos da iniciativa é sensibilizar os idosos para a importância da averiguação de mensagens e informações - Crédito: DivulgaçãoUm dos principais objetivos da iniciativa é sensibilizar os idosos para a importância da averiguação de mensagens e informações - Crédito: Divulgação

As vagas para se inscrever na primeira edição do curso Fakenews: reconhecimento e atitudes para fazermos a diferença já estão esgotadas. Devido à alta demanda de interessados pela iniciativa, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá mais uma edição do curso em novembro.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 1º de outubro exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP, em um link que será disponibilizado nesta página: icmc.usp.br/e/fdc72. Como há apenas 30 vagas disponíveis, a inscrição não garante a matrícula no curso.

Caso existam mais inscritos do que o número de vagas oferecido, será respeitada a ordem de precedência. Além disso, a matrícula também depende da idade dos interessados, que devem ter 60 anos ou mais. Ou seja, após o fim das inscrições, serão matriculados os primeiros 30 inscritos que atenderem ao critério da idade mínima estabelecida (60 anos).

Para poder assistir às aulas do curso, também é necessário ter acesso à internet e possuir e-mail para poder efetuar a inscrição. É por meio desse e-mail cadastrado no momento da inscrição que os matriculados serão informados sobre como acessar a plataforma digital em que as atividades ocorrerão.

As aulas online começam na segunda semana de novembro e vão até 9 de dezembro, e acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas. Todas as atividades são destinadas a quem já possui smartphone com sistema Android (7.0 ou superior) e tenha noções sobre o uso do aparelho, que deve estar habilitado para navegar na internet.

Objetivos – Um dos principais objetivos da iniciativa é sensibilizar os idosos para a importância da averiguação de mensagens e informações, apresentando atitudes e práticas que podem contribuir para reduzir a disseminação das chamadas fakenews em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.

Coordenado pela professora Kamila Rios, o curso será ministrado pela professora Maria da Graça Pimentel, ambas do ICMC, com o apoio de diversos colaboradores. A proposta é promover discussões e exercícios práticos sobre estratégias de identificação de fakenews, com apoio de material didático fundamentado em componentes teóricos das áreas de sociologia e pedagogia.

Serão oferecidos, ainda, conhecimentos para possibilitar aos idosos adotarem novos comportamentos em diversas situações, tais como: ao utilizarem aplicativos de comunicação instantânea (Whatsapp, Signal e Telegram); ao se comunicarem por meio de redes sociais (Facebook e Instagram); ou ao acessarem plataformas como YouTube e Google Search.  

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias