quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

USF do Jockey Clube realiza orientações sobre Saúde do Homem

18 Ago 2011 - 19h32
0 - 0 -

Com o objetivo de discutir temas relacionados à Saúde do Homem, a Unidade de Saúde da Família do bairro Jockey Clube realizou na noite de quarta-feira (17), procedimento de saúde e palestra de orientações sob o tema "A importância do cuidado com a Saúde (Saúde do Homem)" com 50 moradores do bairro.

A palestra foi feita pelo médico de Saúde da Família e professor da UFSCar, Dr. Wagner Figueiredo. Os alunos do curso de Medicina da UFSCar, que já atuam na unidade de saúde, realizaram uma triagem médica com os participantes abordando histórico de doenças cardíacas, diabetes, além de aferição da pressão arterial.

Entre os temas de Saúde do Homem discutidos estava a taxa de colesterol, triglicérides, exame de próstata e dosagem de PSA, rotina de alimentação e questões como porque os homens morrem mais ou ficam mais doentes, porque os homens não se cuidam, timidez ou medo, "machismo" que atrapalha o cuidado da saúde masculina, entre outras abordagens.

A meta dos profissionais de saúde que inclui o trabalho dos agentes comunitários de saúde é estimular as consultas médicas de rotina, promover  a melhoria das condições de saúde da população masculina, redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

Para atrair a presença do público alvo, a coordenação da USF do Jockey Clube promoveu atividades de panfletagem, fixação de cartazes nos comércios, distribuição de convites nas casas e escolas do bairro, além de divulgação na própria USF.

"A palestra foi bastante interativa e há previsão de novos encontros  no decorrer das atividades da USF, semelhante as iniciativas que já vem sendo realizadas em outras unidades de saúde do município para discussão ou orientação da Saúde do Homem", explica Camila  Caitano Rozeti,  administradora regional de saúde.

Leia Também

Últimas Notícias