terça, 23 de abril de 2024
Cidade

“Urbanismo na Ibero-América” é tema de palestra no IAU-USP nesta quarta (22)

20 Abr 2015 - 16h09
0 - 0 -

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos realiza na próxima quarta-feira (22/4), a palestra "Urbanismo na Ibero-América. Planejamento e Política de Habitação na Espanha Democrática. A intervenção nas periferias de Madrid herdadas da ditadura", que será ministrada pelo professor Iván Rodriguez Suárez, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (Universidad Politécnica de Madrid). O evento é aberto a comunidade e começa às  17h30, no Auditório Paulo de Camargo Almeida, no IAU.

O enredo da palestra trata do final da Guerra Civil espanhola (1939) e as primeiras eleições municipais da democracia na Espanha (1979), quando transcorreram quatro décadas de ditadura. Durante esse período, a cidade de Madrid acolheu, de forma desordenada, um crescimento demográfico exponencial derivado da migração campo-cidade, que gerou uma periferia carente de estrutura e de ínfima qualidade, na qual se sobrepuseram tecidos autoconstruídos, de promoção estatal e de promoção privada.

No período da transição democrática, e como consequência de um dos movimentos sociais urbanos mais potentes que a Europa já conheceu, essas periferias sofreram uma transformação sem precedentes que pretendia a incorporação daqueles tecidos à cidade e a restauração dos direitos de cidadania de seus habitantes.

O governo, a partir do âmbito local, utilizou o planejamento urbano e a política de habitação como as ferramentas de base para tal transformação. Transcorridos outros quarenta anos, foi possível e necessário realizar um balanço que permitiu compreender qual foi o alcance real dessas políticas e quais as suas debilidades e fortalezas.

Leia Também

Últimas Notícias