sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Universidade Aberta apresenta graduações da UFSCar a 10 mil visitantes

27 Out 2017 - 12h53Por Redação
Foto: Christian Savi - CCS/UFSCar - Foto: Christian Savi - CCS/UFSCar -

Entre os dias 25 e 27 de outubro, como parte da programação da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Campus São Carlos recebeu cerca de 10 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo e de Minas Gerais interessados em conhecer os cursos de graduação da Instituição.

As visitas aconteceram durante o Universidade Aberta, evento cujo objetivo é divulgar junto aos estudantes do Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, as atividades realizadas na UFSCar, buscando aumentar o interesse desses jovens pelo conhecimento, pela ciência, pelas profissões e pela continuidade de seus estudos. Na programação estão estandes de apresentação dos cursos, palestras, experimentos e visitas a laboratórios de ensino e pesquisa.

Neste ano, o Universidade Aberta recebeu os visitantes na Praça da Ciência, na área Norte do Campus São Carlos. Uma tenda abrigou 34 estandes: em cada um deles, alunos de graduação da UFSCar estavam à disposição para falar sobre seus cursos e tirar dúvidas dos aspirantes ao Ensino Superior. "O Universidade Aberta é uma oportunidade da UFSCar divulgar os seus cursos de graduação. Muitos dos jovens que vêm nos visitar não sabem os cursos que a Universidade oferece", avalia Evandro de Carvalho, coordenador do evento, que acontece desde 1999.

Laura Zuliane é de Itápolis (SP) e esta é primeira vez que participa do Universidade Aberta. Ela chegou na UFSCar certa de ser uma zootecnista, mas depois de conhecer o curso de Estatística, já pensa em mudar de ideia "Eu não conhecia o curso de Estatística e ele me chamou atenção. Pretendo me inscrever para o ano que vem", contou a estudante.

Já Ana Beatriz Chinaglia, de Caconde (SP), esteve no evento pela segunda vez. Nesta edição, ela veio em busca de mais informações sobre o curso de Medicina. Quem passou as informações a ela e a tantos outros estudantes foi Abner Carnizello. Abner já fez o mesmo que Laura e Ana Beatriz estão fazendo. Em 2010, ele veio para o Universidade Aberta certo de queria ser um engenheiro elétrico ou de computação. Saiu convencido em fazer Medicina. Ele está no quarto ano do curso na UFSCar e afirma com convicção: "Não faria outro curso!".

Além dos estandes, duas outras tendas receberam os jovens para palestras sobre as graduações. Em apresentações de 50 minutos, representantes de cada curso falaram sobre as disciplinas, as possibilidades de projetos de pesquisa e sobre o mercado de trabalho em cada área. Outra iniciativa do Universidade Aberta é a realização de visitas nos mais diversos laboratórios da Universidade. Além disso, a bordo de um trem, os visitantes puderam conhecer o Campus de norte a sul, avistando diferentes departamentos, biblioteca, complexo esportivo, lago etc.

Neste ano, o Universidade Aberta recebeu alunos de 144 escolas paulistas e mineiras. "Em breve, esperamos poder receber esse jovens como estudantes de graduação da UFSCar", concluiu o coordenador do evento.

Leia Também

Últimas Notícias