sábado, 20 de abril de 2024
Câncer de mama

Unidades de Saúde da Família promovem palestra com a UFSCar com foco na mulher

10 Out 2019 - 15h18Por Marcos Escrivani
Unidades de Saúde da Família promovem palestra com a UFSCar com foco na mulher - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na última terça-feira, 8, estudantes do quarto ano de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizaram nas Unidades de Saúde da Família (USF) Jockey Club e Jardim Guanabara, atividades relacionadas ao câncer de mama.

As atividades foram realizadas na sala de espera das USFs, coordenada pela Profa. Dra. Maristela, do Centro de Ciências Biológicas e Saúde. Os estudantes falaram com as pacientes acerca da prevenção ao câncer de mama, da importância da apalpação, mamografia, retiraram dúvidas e fizeram diversos esclarecimentos. Posteriormente foi servido um café, pães e bolos a todos os participantes.

Os alunos enfatizaram a importância do autoexame nas mamas e demonstraram como fazê-lo adequadamente, tanto para mulheres que menstruam como para mulheres que estão na menopausa. Em ambas as situações o ideal é fazer o autoexame ao menos uma vez por mês, a qualquer momento. Já as mulheres que menstruam, é recomendado que o autoexame seja realizado logo após o término do ciclo.

Também os alunos recomendaram que o autoexame seja realizado no momento do banho, elevando-se as mãos (braços para cima), e com uma das mãos, com auxílio de água e sabão, fazer a apalpação, facilitando o diagnóstico da presença ou não de nódulos.

Finalizando, foi destacado que a apalpação é recomendada para mulheres acima de 50 anos, enquanto a mamografia, a partir de 40 até 70 anos, sempre num intervalo máximo de dois anos.

Leia Também

Últimas Notícias