quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Unidade Especial Informação e Memória da UFSCar realiza, em novembro, três exposições com material de seu acervo

31 Out 2011 - 10h53

Durante o mês de novembro, a Unidade Especial Informação e Memória (UEIM)  da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza três exposições abertas ao público. As Mostras serão elaboradas a partir do acervo da Unidade que abriga temas como a economia  cafeeira paulista, urbanização da cidade de  São Paulo,  ferrovias paulistas,  eletrificação do Estado de São Paulo,  história  afro-brasileira, período militar  brasileiro e literatura  brasileira  contemporânea.

A primeira exposição tem início no dia 8 de  novembro às 17 horas e segue pelos dias 9 e 10, das 9 às 21 horas. O  tema "Livros e literatura: ontem e hoje" é voltado para o  desenvolvimento da literatura e seu mais importante  suporte, o livro,  desde meados do século XIX até o século XX, lançando  mão de obras raras  do acervo da UEIM.

No dia 16/11, às 17 horas, tem início a  segunda exposição "Nhonhô Magalhães: um fazendeiro na Primeira  República", que exibe materiais diversos pertencentes à Coleção Carlos  Leôncio Magalhães, tais  como fotografias, mapas históricos,  correspondências e outros documentos  datados do início do século XX. A  exposição pode ser visitada até o dia 18 de novembro.

A terceira  exposição, que vai de 22 a 24/11, conta a história do período ditatorial brasileiro em quatro fases - golpe  e primeiros  protestos; a fase da tortura; abertura; e, finalmente,  a crise - por meio da  rica documentação abrigada no Arquivo de Política  Militar Ana Lagôa. O Arquivo, organizado e mantido pelo Departamento de Ciências Sociais possui em seu acervo recortes de jornais, livros, periódicos, monografias e documentos do período militar brasileiro. A visitação nos dias 23 e 24 de novembro estará aberta das 9 às 17 horas.

As exposições contam com o apoio do Programa de  Extensão (ProExt-2010) do  Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de  Extensão, da direção do  Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e  do Programa de Pós-Graduação em  Estudos de Literatura da UFSCar.

 As três exposições são abertas ao público e acontecem no saguão   da UEIM, localizado no edifício do CECH, na área Sul do campus São   Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8654.

Leia Também

Últimas Notícias