quinta, 18 de abril de 2024
Educação e Tecnologia

Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário promove tecnologias aplicadas à saúde

28 Abr 2019 - 09h02Por Redação
Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário promove tecnologias aplicadas à saúde - Crédito: Marilia Corbini HU/UFSCar Crédito: Marilia Corbini HU/UFSCar

Promover educação em tecnologias aplicadas à saúde é uma das prioridades da Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário Prof. Dr. Carlos Horário Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Unidade promoverá ações para profissionais, estudantes e docentes ligados ao HU e também oferecerá cursos de capacitação gratuitos e a distância para o público externo.

A Unidade de e-Saúde do HU está integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, instituído em 2007 e redefinido em 2011, e coordenado pelas secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS) do governo federal. O Programa desenvolve, por meio de seus núcleos em vários locais no País, serviços específicos para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como: tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico e telegestão. A Unidade do HU pretende ofertar os serviços instituídos pelo programa nacional.

O serviço de teleconsultoria estabelece um canal direto entre os profissionais de saúde e teleconsultores nas mais diversas especialidades. O profissional pode tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou pedir orientações sobre processos de trabalho. O objetivo desse serviço é apoiar os agentes de saúde na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapias e definição prognóstica, baseando-se no melhor nível de evidência disponível na literatura e proporcionando, assim, o aperfeiçoamento contínuo do profissional e dos atendimentos. Já o serviço de telediagnóstico possibilita a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e a oferta de especialidades.

De acordo com Daniela Brassolatti, responsável pela e-Saúde do HU, o objetivo principal da Unidade é melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, com suporte da tecnologia, apoiando os diversos setores de assistência e gestão do Hospital por meio de métodos e processos de ensino, assistência, gestão, extensão e pesquisa a distância. "A Unidade proporcionará à comunidade do HU a oportunidade de conectar-se com atividades de telessaúde, telemedicina e telegestão. A educação em tecnologias aplicadas à saúde será uma das prioridades da Unidade de e-Saúde", destaca Brassolatti.

AÇÕES

Atualmente, alguns serviços já estão sendo oferecidos pela e-Saúde do HU. Gerenciamento da oferta de cursos, transmissão de eventos e reuniões científicas a distância para estudantes e profissionais interessados em educação continuada, assim como assessoria para realização de cursos a distância na área de Saúde elaborados por professores da UFSCar ou especialistas ligados ao HU, por meio de parceria com a Secretaria Geral de Educação à Distância (SEaD) da Universidade.    

Outra ação são os Grupos de Interesse Especial (SIGs), que são sessões educacionais entre grupos de agentes da saúde para promover debates, estudos de caso e aprofundamento em pesquisas nas temáticas da Medicina. Essa atividade é promovida pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), à qual o HU já está vinculado. A Rute oferta mais de 80 SIGs em diferentes especialidades e o HU, por meio da sua Unidade e-Saúde, participa de três deles - Educação Médica, Telessaúde e Terapia Ocupacional em contextos hospitalares e cuidados paliativos.

Além disso, a e-Saúde do HU disponibiliza para a comunidade do Hospital recursos tecnológicos e serviços de telecomunicações via videoconferência e webconferência, que permitem trabalho colaborativo e o compartilhamento de informações sem a necessidade de locomoção geográfica. Recentemente, foi ofertada uma oficina com conteúdos dos protocolos institucionais sobre segurança do paciente, promovida pelo setor de Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente, voltada a profissionais da assistência e alunos do HU, com cerca de 40 participantes.

Flávia Pileggi Gonçalves, gerente de Ensino e Pesquisa do HU, participa do SIG sobre Educação Médica e considera que a ação tem reflexos positivos no seu trabalho. "Vejo minha participação no SIG como uma oportunidade de me atualizar em um tema de meu interesse, de trocar experiências com pessoas de outras instituições de ensino de toda parte do Brasil, e até do exterior, sem precisar me deslocar do meu ambiente de trabalho. Tem sido uma experiência enriquecedora para mim", avalia.

A equipe da Unidade também está elaborando cursos e capacitações a distância e participando de treinamentos e reuniões via web e videoconferência. "As atividades de teleconsultoria e telediagnóstico estão em fase de finalização do planejamento e, em breve, serão disponibilizadas para a comunidade externa", pontua Daniela Brassolatti.

A e-Saúde do HU também ofertará cursos a distância, abertos e gratuitos, por meio do Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar. Os cursos darão direito a certificado de atividade de extensão, desde que o aluno atenda os requisitos determinados pelos proponentes. Os interessados podem acessar poca.ufscar.br e conhecer todos os cursos promovidos.

Para Brassolatti, "a e-Saúde possibilitará o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da Atenção Básica no SUS, integrando Educação Permanente em Saúde [EPS] e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação [TICs]", conclui a gestora da e-Saúde do HU.

Leia Também

Últimas Notícias