quinta, 28 de março de 2024
Cidade

UNICEP realiza 8º simpósio “O sol nasceu para todos”

19 Mai 2014 - 20h57
0 - 0 -

Nos dias 23 e 24 de maio, o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), realiza o 8º Simpósio “O Sol Nasceu para Todos - Uma Abordagem Multidisciplinar sobre as Pessoas com Deficiência e a Sociedade”, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal e o São Carlos Clube.A programação do Simpósio conta com diversas palestras, depoimentos, clínica sobre Handebol em cadeiras de rodas e apresentação do trabalho da artista plástica Daniela Caburro.

O objetivo do evento é transformar o olhar das pessoas para o deficiente, por meio dos profissionais que se preocupam com a questão da deficiência. Durante as palestras, que acontecerão no campus 2 da UNICEP, haverá o acompanhamento de intérpretes de Libras e Audiodescrição.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio, no campus 2, localizado na Rua Miguel Petroni, 5111, com as secretárias do Bloco A2. Serão disponibilizadas 100 vagas por jornada (manhã e tarde). No sábado (24), não é necessário fazer inscrições, as atividades acontecerão na sede de campo do São Carlos Clube e são gratuitas e abertas à população. Informações: (16) 3362-2111.

 

Confira a programação:

Dia 23 de maio (sexta-feira)

8h às 08h20 – Abertura com Prof. Dr. Edison Martins Miron (UNICEP)

08h20 às 09h00 – “Acessibilidade para pessoas com deficiência em restaurantes”, com Prof.ª Dr.ª Cíntia Alessandra Matiucci Pereira (UNICEP)

9h às 9h40 – “Reabilitação Virtual em Indivíduos Hemiparéticos”, com Fisioterapeuta Gilton Fernando de Souza Junior e Prof.ª Ms. Maria Izabel Fernandes de Arruda Serra Gaspar Blanco (UNICEP)

9h40 às 10h20 – “Educação Infantil para crianças surdas: Um estudo sobre a formação da identidade e da cultura surda na infância”, com Francisco Martins Lopes Terceiro (aluno do 5º período do Curso de Pedagogia) e “Desenvolvimento infantil da criança surda: a linguagem/língua como fator de constituição e reconhecimento do sujeito”, Prof.ª Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço (Intérprete de Libras da UNICEP)

10h20 às 11h – Café Social – Apresentação da artista plástica Daniela Caburro (Biblioteca Campus Miguel Petroni)

11h às 11h40 – “Acessibilidade Cultural”, com a Arquiteta e Urbanista, Luciene Gomes (docente do SENAC São Carlos)

11h40 às 12h20 – “Terapia ocupacional e acessibilidade”, com Prof.ª Terapeuta Ocupacional Joana Rostirolla B. de Souza (Docente UFSCar)

12h20 às 14h30 – Intervalo

14h30 às 15h10 – “Acessibilidade arquitetônica nos campus da UNICEP”, com Arquiteto e Urbanista Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Diretor e Coordenador da Empresa Graco Projetos, Empreendimentos e Construção Ltda)

15h10 às 15h50 – “Práticas de acessibilidade no transporte coletivo de São Carlos”, com Fernando Carvalho (Analista de Tráfego da Athenas Paulista) e Marcelo Matos (Coordenador de Transporte Especial da Athenas Paulista)

15h50 às 16h20 – Café Social - Apresentação da artista plástica Daniela Caburro (Biblioteca Campus Miguel Petroni)

16h20 às 17h – “O atendimento do profissional enfermeiro aos portadores de  surdez" (Rodrigues, D. F, Santos, E. G.), com Enfª. Dayane Fernanda Rodrigues Campos (Graduada em Enfermagem pela UNICEP e chefe Regional de Saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos)

17h às 17h40 – “Relatos de uma experiência profissional numa comunidade da Inglaterra”, com a Prof.ª Dr.ª Valéria Oliveira de Vasconcelos (Pesquisadora CNPQ/UFSCar)

17h40 - Encerramento

 

Dia 24 de maio (sábado) – Sede de Campo do São Carlos Clube

10h às 10h30 - Depoimento dos paratletas da natação: Henrique Sacomano Nasser (advogado e diretor de Esportes do São Carlos Clube) e Guilherme Confella (aluno da UNICEP)

10h30 às 12h – Clínica sobre Handebol em Cadeira de Rodas, com a participação da Equipe de Handebol em Cadeira de Rodas da UFSCar/São Carlos, orientada pelo  Prof. Esp. Ms. Flávio Anderson Pedrosa de Melo (Técnico responsável)

Leia Também

Últimas Notícias