sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Umidade relativa do ar chega aos 13% e deixa São Carlos em estado de alerta novamente

14 Out 2014 - 21h26
0 - 0 -

A Defesa Civil de São Carlos informou que a cidade está em estado de alerta novamente devido à baixa umidade do ar, que nos últimos dias marcou entre 16% e 13%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que os valores ideais de umidade relativa do ar devem estar na faixa de 40% a 70%. 

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, informou que a umidade relativa do ar, às 16 horas, da última segunda-feira (13), estava em 14% e a temperatura chegou a 34.6 graus. Nesta terça-feira (14), a temperatura continuou alta, às 17 horas, estava em 37.2 graus, enquanto a umidade relativa do ar marcou 13%, nesse mesmo horário.

A baixa umidade provoca o ressecamento das mucosas e da pele, o que requer da população maiores cuidados com a saúde. No estado de alerta, Caballero orienta que todos devem consumir muita água, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 horas e 16 horas, se protegerem do sol em locais sombreados e áreas com vegetação, utilizar toalhas molhadas, recipientes com água (bacias, por exemplo), vaporizadores, regador de jardim, com o intuito de umidificar o ambiente, umedecer os olhos com soro fisiológico e evitar aglomerações em locais fechados.

Caballero conta que de acordo com dados climatológicos da Defesa Civil, nos últimos seis anos, no mês de outubro, choveu de 85.5 a 283.5  milímetros, enquanto que este mês, ainda não houve precipitação. “Estamos com um déficit total de chuvas e todos os dias estamos chegando ao nível de alerta de umidade mínima. Por isso, devemos ficar atentos com os cuidados necessários durante esse período de estiagem”, afirma o coordenador.

Leia Também

Últimas Notícias