sexta, 29 de março de 2024
Em São Carlos

Um desafio para os melhores alunos de Física do ensino médio do País

Exige-se que os pré-candidatos tenham um bom desempenho acadêmico, comprovado pelo seu histórico escolar

13 Mar 2018 - 13h18Por Redação
Estudantes talentosos de todo o país terão a chance de conhecer como é o mundo da ciência - Crédito: DivulgaçãoEstudantes talentosos de todo o país terão a chance de conhecer como é o mundo da ciência - Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), abriu no dia 12 do corrente mês as pré-inscrições para a edição de 2018 da “Escola de Física Contemporânea (EFC-2018)”, uma atividade de extensão especialmente dedicada a alunos do ensino médio, tendo como foco que jovens estudantes talentosos de todo o país conheçam como é o mundo da ciência, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa nacionais, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.  Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Dada a filosofia da escola, que ocorrerá em regime de internato no IFSC/USP entre os dias 22 e 28 de julho próximo, exige-se que os alunos pré-candidatos tenham um bom desempenho acadêmico, comprovado pelo seu histórico escolar, bem como participações de sucesso em Olimpíadas de Ciências, especialmente na área da Física.

A intensa programação diária da escola - que se inicia, todos os dias, às 8h, terminando às 21h - inclui aulas expositivas e experimentais ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas, laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC, bem como a outros polos científicos e tecnológicos de ponta que nasceram dentro do próprio IFSC/USP.

Após a pré-seleção, serão selecionados os participantes definitivos da EFC-2018, que, no fim de suas atividades, serão avaliados através de um trabalho de conclusão de curso que será apresentado no formato de seminário, muito parecido com os que se realizam nos congressos internacionais.

As pré-inscrições para a EFC-2018 terminam no dia 4 de maio, sendo que os alunos selecionados serão informados até dia 6 de junho.

Para obter mais informações sobre a EFC-2018, ou fazer sua pré-inscrição online no site www.ifsc.usp.br/efc (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias