sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar tem inscrições abertas em grupo de prevenção de queda em idosos

25 Jan 2018 - 09h57Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No próximo dia 30 de janeiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inicia trabalho com grupo de idosos para prevenção de quedas. A atividade faz parte de estudo realizado por Anna Julya Viana, estudante do curso de Gerontologia, sob orientação da professora Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade, em parceria com o grupo Brain, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa tem auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio de uma intervenção diferenciada, o grupo vai trabalhar exercícios de coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, atenção dividida e flexibilidade. Essas ações estarão associadas também à educação em saúde e estimulação cognitiva, para treinar a atenção, orientação viso-espacial, função executiva e memória. De acordo com a orientadora do estudo, a prevenção de quedas é importante para garantir aos idosos segurança no caminhar, sair de casa, evitar fraturas e a perda da independência.

Estão sendo ofertadas 25 vagas e as atividades ocorrerão duas vezes por semana, durante oito semanas, sempre na parte da manhã. Podem participar idosos com mais de 60 anos e que não pratiquem atividade física, além de caminhada. Também não podem ter comprometimento cognitivo, neurológico e vestibular (tonturas e vertigens). Os idosos realizarão avaliação de equilíbrio antes e depois das atividades. De acordo com as pesquisadoras, a participação no grupo é importante para os idosos que têm medo de cair e, principalmente, para quem sofreu duas ou mais quedas nos últimos 12 meses.

O trabalho será realizado na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever até quinta-feira, 26, com Anna Julya Viana, pelo telefone (17) 99116-7563 (ligação ou WhatsApp) ou no e-mail annajulyav@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias