quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

UFSCar sedia evento preparatório para o Congresso Paulista de Saúde Pública

02 Out 2017 - 10h46Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Nos dias 6 e 7 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia evento preparatório para o XV Congresso Paulista de Saúde Pública, que acontecerá em novembro. O evento reúne o 1º Seminário de Saúde Pública de São Carlos e região, o 1º Seminário de Gestores de Saúde do Nordeste Paulista e o 1º Seminário de Pesquisa do Grupo Quíron. Serão realizadas mesas-redondas, roda de conversa e debates que abordam a saúde pública em diversos contextos no Brasil. O tema central é "Saúde e Política - Há uma grande desordem sob o céu", com o subtema "Trabalho, territórios e produção do comum". A atividade é aberta a estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde e demais interessados.

A abertura será no dia 6 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Unidade Saúde-Escola (USE), na área Norte do Campus São Carlos. Em seguida, a mesa-redonda "E a saúde dos trabalhadores? 30 anos de Cerest: A experiência de quem faz saúde do trabalhador" terá representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campinas e de Araraquara, com mediação de Vivian Mininel, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar. Depois, o tema "E os direitos da cidadania?" será debatido em mesa-redonda com a presença de Nelson Rodrigues da Silva, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Lenir Santos, representante do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) de Campinas, com mediação de Washington Abreu, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Encerrando a programação do primeiro dia, a roda de conversa "E a 'nova' PNAB (Política Nacional de Atenção Básica)?" acontece no Auditório do DMed, também na área Norte do Campus São Carlos, com início às 18horas, e terá a participação de docentes do DMed, representante do Idisa e de gestores e profissionais da Saúde, além de estudantes.

No dia 7 de outubro, a programação começa às 9 horas, no Auditório do DMed, e terá o debate "Gêneros, diversidades, territórios e saúde". Participam dessa atividade a equipe do Consultório de Rua de São Carlos, a Liga de Estudos de Saúde Indígena, Grupo de Pesquisa sobre Saúde do Homem e representantes da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar, com moderação do professor Geovani Gurgel Aciole, do DMed e integrante do comitê organizador do evento.

A iniciativa é uma realização do Núcleo de São Carlos da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), organização do Grupo Quíron, com apoio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da USE e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Formação, Saúde e Trabalho do DEnf da UFSCar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail gescufscar@gmail.com, enviando nome completo, RG e instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da inscrição.

Leia Também

Últimas Notícias