terça, 16 de abril de 2024
Transmissão de dados de baixo custo

UFSCar realiza experimento de Internet das Coisas

22 Ago 2018 - 13h48Por Redação
UFSCar realiza experimento de Internet das Coisas -

Acaba de ser colocada em funcionamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) infraestrutura de conexão à Internet utilizando a tecnologia LoRa/LoRaWAN, de baixos custo e consumo de energia e grande abrangência, o que permite a transmissão de dados de locais de difícil acesso e/ou com dificuldades nas conexões 3G e WiFi, por exemplo. A tecnologia é particularmente apropriada a aplicações da chamada Internet das Coisas (IoT). O projeto está sendo desenvolvido por Filippo Ghiglieno, docente do Departamento de Física (DF), e Marcelo José Duarte, analista de tecnologia de informação no Departamento, no âmbito do Grupo de Óptica, Laser e Fotônica (GOLF).

A IoT é uma extensão da Internet atual que proporciona a objetos do cotidiano a conexão à rede mundial de computadores. A infraestrutura instalada na UFSCar (um gateway público de conexão LoRa/LoRaWAN) permitirá, segundo os responsáveis pelo projeto, estudos e provas de conceitos nesta que é uma área com ampla aplicabilidade na Física, em Tecnologia da Informação e outros campos. Atualmente, uma primeira aplicação já em desenvolvimento no DF é o monitoramento ambiental em locais com grande circulação de pessoas, a partir de sensores que coletam dados de diferentes variáveis físico-químicas (como concentração de CO2, temperatura, umidade do ar, dentre outras).

"Esta é uma tecnologia em desenvolvimento, e nós não vimos outras universidades divulgando o seu uso. A UFSCar mais uma vez é pioneira, como em 2009, quando fomos a primeira universidade brasileira a adotar, em ampla escala, o protocolo IPv6", relembra Duarte. "É uma tecnologia que facilita muito a transmissão de dados, na perspectiva de formar um grande banco de informações, para estudos e mineração de dados. É importante, neste sentido, registrar que estamos sempre abertos a parcerias", complementa Ghiglieno, registrando que o gateway instalado na UFSCar está vinculado à rede do projeto internacional The Things Network (www.thethingsnetwork.org) e permanecerá público para testes até o final deste ano. O contato com os responsáveis pode ser feito pelos e-mails duarte@df.ufscar.br e filippo.ghiglieno@df.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias