terça, 16 de abril de 2024
Saúde

UFSCar promove palestra sobre doenças genéticas

01 Ago 2018 - 08h15Por Redação
UFSCar promove palestra sobre doenças genéticas -

No dia 8 de agosto, a Liga Interdisciplinar de Genética Médica (LIGeM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a palestra "Quando suspeitar de uma doença genética". O tema será apresentado por Débora Gusmão Melo, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e coordenadora da Liga.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças genéticas atingem de 3 a 10% da população mundial. No Brasil, dados epidemiológicos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) demonstram que as malformações congênitas são a segunda causa de mortalidade infantil proporcional, seguindo a tendência mundial.

O evento abordará as doenças genéticas e seus indícios e se configura também como um espaço importante de trocas de experiências entre as pessoas com essas doenças, seus familiares, profissionais e estudantes da área da Saúde.

No encontro serão tratados os conceitos unificadores da genética humana que permeiam a prática médica, além da relevância da família no cuidado com o paciente. A palestra é gratuita e será realizada das 19 às 22 horas, no Auditório do DMed, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Os interessados podem se inscrever pelo link encurtador.com.br/ltwTV e todos os participantes receberão certificado.

LIGA

A LIGeM é uma organização acadêmica vinculada ao Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e iniciou suas atividades em setembro de 2017. A Liga foi fundada por alunos dos cursos de Medicina, Biotecnologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, sob orientação da professora Débora Gusmão Melo. O objetivo é propiciar aprofundamento no entendimento das doenças genéticas e dos defeitos congênitos, por meio de vivências relacionadas à educação e aos cuidados em saúde nos âmbitos individual, familiar e coletivo. A Liga desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa com a participação dos alunos dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Enfermagem, Gerontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Psicologia e Medicina da UFSCar. Mais informações estão no Facebook, em https://www.facebook.com/ligemufscar.

Leia Também

Últimas Notícias