sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar promove eventos sobre o papel de pessoas e instituições na atual crise política

14 Jun 2016 - 10h22Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Até o final de junho, o DATAPOL, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove o evento DATAPOLítica, que consiste em uma série de atividades que abordam o papel de atores e instituições na atual crise política.

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira, dia 16 de junho, com a doutoranda Mariele Troiano, do PPGPol, que ministra a palestra "Quem paga o pato? Uma análise da participação do empresariado brasileiro na atual conjuntura política". O evento tem o propósito de examinar a atuação da Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) na atual crise política e seus possíveis interesses.

Em seguida, no dia 23 de junho, acontece no DATAPOLítica a palestra "Leituras sobre o Poder Judiciário e a Crise". O evento é conduzido pela professora Karen Artur, docente voluntária do PPGPol, e por Douglas Policarpo, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorando no PPGPol, e tem o intuito de debater a atuação do Poder Judiciário frente ao momento político atual. Nesse aspectos, serão expostas percepções sobre as estratégias de legitimação institucional e de seus atores individuais no jogo político com a opinião pública e os demais atores e poderes estabelecidos.

Por fim, no dia 30 de junho, Simone Diniz, professora colaboradora do PPGPol e docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), ministra a palestra "A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a Crise", que objetiva debater a importância das Mesas Diretoras das Casas Legislativas na condução do processo legislativo e para a harmonia entre os Poderes no País. Também tem o intuito de avaliar erros e acertos dos três últimos presidentes - Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff - na articulação entre Governo, Mesa Diretora e Base Governista.

Todas as atividades acontecem às quintas-feiras, a partir das 14 horas, no Auditório do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais (LIDEPS), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Os eventos são abertos a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas pelo email datapolufscar@gmail.com. No email, é necessário enviar carta de interesse com a descrição da atividade exercida atualmente pelo interessado (professor, estudante, jornalista etc). As pessoas que participarem de ao menos 75% das atividades recebem certificado no evento final. Mais informações podem ser obtidas por este mesmo email.

Leia Também

Últimas Notícias