quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

UFSCar promove curso de capacitação sobre uso de laserterapia no tratamento de feridas

Atividade é voltada para profissionais da Saúde e será realizada no dia 14 de julho, em São Carlos

18 Mai 2018 - 08h01Por Redação
UFSCar promove curso de capacitação sobre uso de laserterapia no tratamento de feridas - Crédito: Arquivo/SCA Crédito: Arquivo/SCA

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação sobre "Laserterapia no tratamento de feridas", ofertado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade será realizada no dia 14 de julho e terá carga horária de oito horas, sendo seis para a parte teórica e duas horas de demonstração prática. O curso é voltado para profissionais da área da Saúde, como enfermeiros (técnicos ou graduados), fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos, dentre outros interessados.

A capacitação será conduzida por Gerson Rodrigues, docente do Programa Intertinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFSCar/Unesp) e por Paulo Sérgio Bossini, doutor em Fisioterapia pela UFSCar, docente colaborador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Fototerapia nas Ciências da Saúde (NuPPEn) da DMC Importação e Exportação de Equipamentos, em São Carlos.

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais na aplicação do laser de baixa potência para tratamento de feridas, como úlceras de pressão, úlceras diabéticas (pés diabéticos), úlceras venosas, fissuras mamárias, queimaduras, feridas traumáticas e pós-operatórias. A proposta também é discutir os protocolos (dosimetria) atuais da laserterapia no tratamento de feridas, os principais mecanismos de ação e os benefícios e vantagens dessa modalidade terapêutica.

Além disso, o conteúdo programático da atividade contempla os principais tipos de lasers utilizados na prática clínica; a interação do laser com os tecidos biológicos e os principais efeitos fisiológicos; parâmetros envolvidos na aplicação do laser; indicações clínicas da laserterapia no tratamento de feridas; casos clínicos; contraindicações da laserterapia; e cuidados no manuseio do equipamento laser. Haverá aula prática demonstrativa sobre protocolos de tratamento de feridas.

A capacitação será no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ferida.ufscar@gmail.com. O valor do investimento e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail da inscrição, pelo telefone (16) 3306-6748 ou pelo WhtasApp (16) 99326-1962.

Leia Também

Últimas Notícias