quarta, 24 de abril de 2024
Qualidade de Vida

UFSCar promove caminhada e prática de yoga no Cerrado neste domingo

25 Set 2019 - 09h40Por Redação
UFSCar promove caminhada e prática de yoga no Cerrado neste domingo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Estimular o equilíbrio físico e mental na terceira idade é a proposta da atividade deste domingo, 29, que consiste em uma breve caminhada no fragmento do Cerrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), seguida de uma prática de yoga. A ação, organizada pelo projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" da Universidade, celebra o Dia Mundial do Idoso (1º de outubro), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representam hoje 14,3% da população brasileira e a previsão é que, em 2030, este número supere o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. "Desde que nascemos iniciamos o nosso processo de envelhecimento, embora enquanto crianças e jovens essa etapa da vida nos pareça tão distante. Para que esse processo ocorra de forma saudável e tranquila, é importante cultivar hábitos de vida que nos propiciem equilíbrio físico e mental. A prática da yoga é um caminho para atingir este equilíbrio", afirma a bióloga Liane Biehl Printes, Chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), Liane Biehl Printes da UFSCar.

A prática será conduzida pela instrutora Karina Kaori Yoshida, formada pela Sarvananda Casa de Yoga e estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional na UFSCar. A atividade será realizada a partir das 8 horas e terá cerca de 2 horas de duração. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis e levar um tapete ou toalha. O ponto de encontro será no DeAEA, localizado junto ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), na área Norte do Campus São Carlos.

O evento é gratuito, aberto a pessoas de qualquer faixa etária, com preferência para o público da terceira idade. As vagas são limitadas e solicita-se a manifestação de interesse pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com ou pelo telefone (16) 3306-6462, por meio dos quais é possível obter mais informações.

Leia Também

Últimas Notícias