terça, 16 de abril de 2024
Cidade

UFSCar promove 1ª Semana da Acessibilidade

Programação gratuita vai refletir sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em ambientes universitários

05 Dez 2017 - 12h32Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Em alusão ao Dia Mundial da Acessibilidade, comemorado nesta terça-feira, 5, e à Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 4 a 10 de dezembro, a Enactus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a área de Educação Especial da Universidade, promove a 1ª Semana da Acessibilidade. O intuito é refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes universitários e debater questões como acessibilidade, ensino-aprendizagem e permanência das pessoas com deficiência nesses ambientes. Para isso, a programação conta com palestra, roda de conversa e exposição.

Hoje, dia 5 de dezembro, tem palestra com o nadador medalhista e paratleta Henrique Nasser, que contará sobre sua história de superação. Nasser também abordará temas como acessibilidade, inclusão e políticas públicas. O evento acontece a partir das 18h15, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Já no dia 7 de dezembro, acontece a roda de conversa "Acessibilidade e inclusão na UFSCar", um momento de reflexão e debates sobre acessibilidade e inclusão - principalmente dentro da Universidade - com a participação de pessoas com deficiências e pertencentes ao meio acadêmico. A roda de conversa será a partir das 18h15, também no Auditório 1 da BCo. Além disso, há exposição sobre a importância da acessibilidade, com fotos, vídeos informativos e objetos adaptados. A mostra está disponível até o dia 11 de dezembro no Piso 1 da BCo.

As atividades realizadas no escopo da 1ª Semana da Acessibilidade são gratuitas e abertas ao público. Para a exposição não há necessidade de inscrição prévia. Já para a palestra e a roda de conversa, a organização solicita que os interessados preencham um formulário online, disponível em http://bit.ly/2jO3sgX. Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook (http://bit.ly/2ihKL56).

SOBRE A ENACTUS UFSCAR

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne estudantes, acadêmicos e líderes de negócios empenhados em usar o poder da ação empreendedora para melhorar a qualidade de vida das pessoas. No segundo semestre de 2013, foi criado, na UFSCar, o primeiro time Enactus da cidade de São Carlos. A equipe é formada por estudantes dos mais diversos cursos de graduação da Instituição. Alunos que apresentam potencial de liderança, capacidade de trabalho em equipe e visão empreendedora e que visam, além de crescimento pessoal e profissional, impactar positivamente a comunidade em que vivem transformando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a organização estão em www.enactus.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias