quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

UFSCar prepara recepção especial aos novos estudantes

São cerca de 3 mil novos alunos que começam seus estudos na graduação em 2018

28 Fev 2018 - 15h59Por Redação
Foto: Mariana Ignatios - Foto: Mariana Ignatios -

A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de março, cerca de 3 mil novos estudantes chegam aos quatro campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - para iniciar seus estudos na graduação. Para recebê-los, a Universidade prepara a tradicional Calourada, cuja programação contempla uma série de atividades de recepção e acolhimento.

Na programação dos quatro campi, há eventos culturais, esportivos, informativos e de saúde, além da Aula Magna com a Reitora Wanda Hoffmann. Dentre outros, em São Carlos haverá a apresentação da Big Band UFSCar e campanha de vacinação contra a febre amarela; em Araras, roda de conversa entre calouros e veteranos, tour guiado pelo campus e apresentação da BatuCCAna; em Sorocaba, Feira de Entidades Estudantis, oficina de tie dye, gincana com a Atlética e Show de Talentos; em Lagoa do Sino a programação ainda não está fechada.

De acordo com Cláudia Gentile, Pró-Reitora Adjunta de Graduação, as atividades realizadas no escopo da Calourada buscam, além de compartilhar informações sobre a Universidade, mostrar que a UFSCar vai muito além das salas de aula. "Existem inúmeros projetos nos quais os estudantes podem atuar durante a graduação e que complementam a sua formação profissional e cidadã", diz Gentile.

Em 2018, as atividades de recepção dos calouros serão estendidas e acontecerão ao longo de todo o mês de março. Como explica Gentile, serão, ao menos, quatro semanas de programação separada por temas. De 5 a 9 de março o tema é "Onde comer, onde morar, como fazer a carteirinha, como tirar o passe de ônibus"; na segunda semana, de 12 a 16/3, o tema será "O que mais eu preciso saber, como acessar todos os sistemas, BCo, tutoria, bolsa atividade e regimento da graduação"; na semana de 19 a 23/3, "Saúde e esporte"; e, na última semana, de 26 a 28 de março, "Programas institucionais: PIBIC, Jovens Talentos, mobilidade, dentre outros".

"Lembrando que as atividades de recepção aos 101 novos estudantes de graduação indígenas e estrangeiros (refugiados e vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação) estão acontecendo desde o dia 26 de fevereiro, e seguem até dia 4 de março", relata a Pró-Reitora Adjunta.

A organização dos eventos é da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), do Diretório Central de Estudantes (DCE), da Associação Atlética Acadêmica (AAA), com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar. A programação completa com as atividades em todos os campi e mais informações estão disponíveis em www.calourada.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias