Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Cidade

UFSCar oferece exames para portadores de Diabetes Mellitus tipo 2

15 Jan 2013 - 15h54

Estudo desenvolvido no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa a influência da glicemia no desempenho cardíaco e respiratório dos indivíduos. A pesquisa está sendo realizada pelas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) Daniela Bassi Dutra, Milena Sperling e Flávia Rossi Caruso, sob orientação da professora Audrey Borghi e Silva, do DFisio.

Para a elaboração dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntários, homens e mulheres com Diabetes Mellitus tipo 2, que tenham entre 40 e 65 anos, de São Carlos e região, que nunca tenham sido tabagistas, que não usem insulina e que não tenham problemas respiratórios como asma ou bronquite. O trabalho pretende avaliar respostas da glicemia, de toda a função cardíaca bem como das respostas ventilatórias. Adicionalmente, as pesquisadoras avaliarão um gene ligado ao desempenho físico buscando relações desse gene com o Diabetes.

Alguns voluntários serão selecionados para participarem de exercícios físicos sob orientação profissional e personalizada e todos passarão por avaliações médica e fisioterapêutica que permitem verificar as condições do coração e descartar patologias cardiovasculares que contraindiquem a participação no estudo. Também serão realizados exames laboratoriais, como glicemia de jejum e perfil lipídico.

As avaliações acontecem no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio. Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora Daniela Bassi Dutra pelo e-mail danibassi26@ig.com.br ou pelos telefones (16) 9154-2747 ou 3351-8705.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias