Menu
sábado, 18 de setembro de 2021
Cidade

UFSCar oferece dança circular a cuidadores de idosos com Alzheimer

10 Jan 2018 - 15h19Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Até o dia 19 de janeiro, estão abertas as inscrições para participação em Grupo de Danças Circulares para Cuidadores de Idosos com Alzheimer. A iniciativa é gratuita e integra projeto de pesquisa desenvolvido pela doutoranda Julimara Gomes dos Santos, sob orientação de Anielle Takahashi, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante um período de três meses, às quartas e sextas, das 16 às 17 horas, os cuidadores participarão de rodas de danças circulares, na Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade, na área Norte do Campus São Carlos. O objetivo é que a prática desse tipo de atividade física contribua para amenizar os desgastes físico e mental que a tarefa de cuidar de um familiar com Alzheimer pode causar.

Para participar, é preciso ter 50 anos ou mais; ser o cuidador principal de um familiar com diagnóstico médico de doença de Alzheimer há pelo menos seis meses; e ter disponibilidade para comparecer às atividades. Além de praticar atividade física orientada, o cuidador passará por uma avaliação física, cognitiva e psicossocial no início e no final da pesquisa.

Se o paciente com Alzheimer estiver no estágio leve ou moderado da doença e ainda conseguir caminhar pequenas distâncias, poderá participar, mediante disponibilidade de vagas, de forma gratuita, de fisioterapia nos mesmos dias e horários em que serão ofertadas as atividades para os cuidadores na USE. As pessoas interessadas podem tirar dúvidas ou se inscrever diretamente com Julimara dos Santos, pelo e-mail julimaraefi@yahoo.com.br ou pelos telefones (16) 3351-8704 e (33) 99113-2227 (telefone ou WhatsApp).

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias