Menu
terça, 20 de abril de 2021
Cidade

UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas

Aulas realizadas em São Paulo são baseadas no método americano VB-MAPP, que permite a identificação das habilidades e dificuldades de aprendizagem em portadores de autismo

08 Nov 2017 - 14h25
UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas  -

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) traduziram para o Português um instrumento americano de avaliação voltado a crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. É o VB-MAPP (do Inglês, Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).

De acordo com Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto Lahmiei - Autismo, ambos da UFSCar, e um dos responsáveis pela tradução, o VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado.

Para Maria Carolina Martone, pesquisadora do Lahmiei, o VB-MAPP, embora não seja o único instrumento de avaliação, é o mais usual e relevante agora disponível em Português. "Considero o método fundamental para educadores e profissionais da Saúde que trabalham com crianças autistas", afirma Martone.

Com o objetivo de ensinar a aplicação do VB-MAPP e como entender e interpretar os resultados encontrados, a UFSCar oferece a profissionais da Educação e da Saúde a quarta edição do curso avançado sobre o método, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, na cidade de São Paulo, com professores doutores em Análise do Comportamento.

As aulas acontecem no Hotel Pergamon, localizado na Rua Frei Caneca, 80, na Consolação, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vbmapp-spaulo.faiufscar.com, no qual há mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail autismoufscar@gmail.com.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias