sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar oferece curso de Especialização a distância em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

16 Jan 2017 - 10h30Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Atualmente, a sociedade depara-se com um crescimento vertiginoso da população geriátrica e, estima-se que o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo em 2025. Por este motivo se faz necessário que as autoridades competentes e também setores da população estejam preparados para este crescimento. Portanto, reconhecer, investigar e intervir no envelhecimento e na pessoa idosa, suas características, seus problemas, de caráter físico, social, envolvendo as políticas publicas, dentre outros, torna-se uma medida importante e necessária.

O objetivo central deste curso de Especialização é formar profissionais de diferentes áreas de conhecimento da saúde que sejam capazes de prevenir ou minimizar os efeitos do processo de envelhecimento na sociedade, bem como do próprio idoso. O VIII Curso será desenvolvido na modalidade de Educação a Distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Estão previstos 4 encontros presenciais, no campus da UFSCar em São Carlos, assim uma parte das disciplinas contará com atividades presenciais, conforme definido no Cronograma do curso. 

O curso está estruturado em 11 módulos, que representam um tema base a ser abordado em um conjunto de 31 disciplinas. Destas, 3 constituem Temas Transversais, os quais serão abordados ao longo das demais disciplinas do curso.Todas as disciplinas contarão com material didático, web conferência, realizada pelo professor responsável, atividades individuais ou em grupo e canais de comunicação entre professor, tutor e estudantes. Os professores e tutores serão responsáveis por acompanhar e orientar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos ao longo das disciplinas, respondendo as dúvidas e avaliando as atividades dos estudantes.

 

O critério de aprovação para a obtenção do certificado de conclusão do curso de especialização é aquele estabelecido pelas normas da Resolução CNE/CES 01/07, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas web conferências, nas atividades virtuais e presenciais, além de aproveitamento de, no mínimo, nota 7,0 (sete) em cada disciplina e for aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso. As atividades realizadas nos encontros presenciais contabilizarão 51% da nota final do Curso. Para a obtenção do certificado de conclusão do curso, o participante deverá obter aprovação em todas as disciplinas.

Público-alvo: pessoas graduadas em Fisioterapia, Educação Física, Gerontologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Mais informações como processo seletivo, inscrições, avaliação, custos e disciplinas podem ser encontradas no site do curso.

Leia Também

Últimas Notícias