sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

UFSCar oferece avaliação e testes cardiorrespiratórios gratuitos para homens e mulheres

Dentre outros requisitos, voluntários devem praticar Pilates duas vezes por semana há seis meses, já que as análises serão realizadas como parte de uma pesquisa, cujo objetivo é verificar a influência da prática regular da atividade em parâmetros cardíaco

09 Out 2015 - 10h50

O Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular (LFCV) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece gratuitamente avaliação e testes cardiorrespiratórios para homens e mulheres. Para participar, o interessado deve ter entre 20 e 69 anos, não fumar, não beber com frequência, não ter problema cardiovascular, respiratório ou diabetes, e deve praticar Pilates duas vezes por semana há, pelo menos, seis meses.

A avaliação e os testes serão realizados como parte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade, cujo objetivo é analisar a influência da prática regular de Pilates em parâmetros cardiovasculares e no sistema nervoso autonômico cardíaco. A pesquisa é realizada pela aluna Juliana Candido, estudante do curso de Fisioterapia da UFSCar, orientada pela professora Aparecida Maria Catai, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.

Por meio de uma avaliação da frequência cardíaca, que será realizada através de um eletrocardiograma, no qual o voluntário em repouso será monitorado em pé e deitado, serão verificadas a história, a saúde e seu nível de atividade física. Já o teste de exercício cardiopulmonar será realizado em uma esteira e especificará medidas diretas de padrões respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.

A avaliação e os testes, que ocorrem no LFCV da UFSCar, localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, têm duração de aproximadamente uma hora cada. Homens e mulheres que se encaixem nos requisitos e desejam ter informações a respeito de sua saúde, do seu condicionamento físico, sistema cardiorrespiratório e sistema autonômico cardíaco podem se inscrever para triagem, que dura cerca de 30 minutos, por meio do telefone (16) 3351-8705, pelo qual também podem ser obtidas outras informações.

Leia Também

Últimas Notícias