Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Cidade

UFSCar oferece atendimento gratuito para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral

Participantes terão acesso a avaliação fisioterapêutica e exames cardiovasculares

21 Nov 2017 - 09h18
UFSCar oferece atendimento gratuito para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral  -

O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN), do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece exames gratuitos para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Os resultados dos exames serão utilizados por Jean Alex Matos Ribeiro, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), em um estudo orientado pelo professor Thiago Luiz de Russo, do DFisio. 

Os exames a serem realizados avaliarão a estrutura dos vasos sanguíneos; além disso, o pesquisador procurará um entendimento sobre a quantidade de atividade física que a pessoa realiza no seu dia a dia e a relação com a saúde do coração. Geralmente, após um AVC, os vasos sanguíneos tornam-se mais rígidos, levando ao risco de outras doenças como o infarto e ao desenvolvimento de um novo AVC. Além disso, o sedentarismo também é um fator que contribui para a piora da "saúde dos vasos". Para o pesquisador, é importante fazer uma avaliação precisa dos vasos sanguíneos, justamente para prevenir futuras doenças cardíacas ou novos AVCs.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres entre 40 e 80 anos que tenham diagnóstico de AVC, que consigam caminhar sozinhos (podem usar bengala, andador ou muleta), que não tenham feito cirurgia cardíaca e nem tenham tido enfarto e não façam uso de cigarro e/ou bebidas alcoólicas. 

Os participantes da pesquisa também terão acesso a avaliação fisioterapêutica. Os voluntários receberão informações detalhadas de todos os resultados dos exames realizados, bem como orientações personalizadas para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Os exames serão realizados no DFisio, na área Norte do Campus São Carlos. Os interessados podem entrar em contato com o pesquisador Jean Alex, pelos telefones (16) 3351-9578, (16) 98132-4960, (16) 98810-7174 ou pelo e-mail ribeiro-matos@hotmail.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 62417216.9.0000.5504).Esse senhor que aparece na foto chama-se Sebastião Aparecido Marciano, tem XX e está desaparecido desde o dia 31 de outubro. Ele morou com uma prima no Santa Felícia até o dia 29 do mês passado e depois se mudou para a cidade de Corumbataí.

Segundo a sobrinha Daniele, após uma desavença com o irmão ele saiu de casa sem documentos e não foi mais visto.

A família está muito preocupada com o desaparecimento e pede a ajuda da população. Quem tiver informações sobre o destino do senhor Sebastião deve entrar em contato com o telefone (16) 99123-7665.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias