terça, 23 de abril de 2024
Ecologicamente correto

UFSCar instala ponto de coleta de esponjas de cozinha

03 Mai 2019 - 12h58Por Redação
UFSCar instala ponto de coleta de esponjas de cozinha - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi instalado na sede dos departamentos de Gestão de Resíduos (DeGR) e de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) um ponto de coleta de esponjas. A esponja de cozinha, quando descartada em aterro sanitário, leva vários anos para se deteriorar; se for incinerada, libera gás carbônico, que provoca o efeito estufa. Assim, o ponto de coleta visa dar destino apropriado ao material, colaborando com a preservação do meio ambiente.

As esponjas levadas pela comunidade devem estar secas para serem depositadas no coletor. O horário de recebimento das esponjas no DeGR/DeAEA é das 8 às 17 horas. "As esponjas de limpeza que iriam para o lixo são transformadas em matéria prima para a fabricação de novos produtos, como pás de lixo, baldes, lixeiras e suportes de notebook", diz Liane Printes, bióloga do DeEAE.

A iniciativa integra o Programa Específico de Reciclagem, promovido pela organização socioambiental Ecolmeia. As esponjas coletadas na UFSCar serão encaminhadas ao Parque Ecológico de São Carlos - responsável pelo convênio com a Ecolmeia - e de lá serão encaminhadas para empresa especializada.

Além dos benefícios ambientais, a reciclagem das esponjas se converterá em recursos financeiros para o Parque Ecológico de São Carlos. Mais informações sobre o Programa podem ser acessadas em https://ecolmeia.org.br/programa-nacional-de-reciclagem-de-esponjas-scotch-brite.

Leia Também

Últimas Notícias