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UFSCar forma turma do curso de Agronomia ofertado exclusivamente a assentados da reforma agrária

27 Mar 2016 - 06h37Por Redação
Colaram grau 48 estudantes vindos de assentamentos rurais. Foto: Divulgação/Celeiro de Memória - Colaram grau 48 estudantes vindos de assentamentos rurais. Foto: Divulgação/Celeiro de Memória -

No dia 17 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou a cerimônia de colação de grau dos concluintes do Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. O curso foi criado a partir de convênio entre a Universidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no escopo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A graduação foi ofertada para assentados da reforma agrária, no Campus Sorocaba da UFSCar.

O Coordenador do curso, Fernando Silveira Franco, destaca que o Bacharelado ofertado pela UFSCar tem pelo menos dois pontos que o diferenciam das demais graduações na área: o referencial teórico baseado na Agroecologia, como ciência que busca o aprimoramento de uma agricultura sustentável, dos pontos de vista ecológico, econômico, social e político; e a adoção da Pedagogia da Alternância, que propõe que, em todas as disciplinas, a carga horária seja dividida em 'tempo escola', para aulas teóricas e práticas na Universidade, e 'tempo de aplicação', para os estudantes aplicarem e vivenciarem os conhecimentos no cotidiano de seus assentamentos, sempre acompanhados por técnicos formados. "O projeto político-pedagógico do curso se preocupou em formar profissionais e cidadãos comprometidos com a saúde do Planeta, do solo, das águas e das pessoas do campo e da cidade. Nessa direção, abordamos práticas e técnicas de manejo que não fazem uso de adubos químicos, agrotóxicos e sementes transgênicas e que trazem mais autonomia aos agricultores familiares e camponeses", afirma Franco.

A turma formada no último dia 17 foi composta por 48 estudantes, todos vindos de assentamentos rurais de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Um dos concluintes é Juliano Nascimento, que transparece a satisfação com a formatura. "Foi muito gratificante. A partir do curso, pude transformar a realidade do assentamento em que eu vivia. Os princípios de sustentabilidade nos ajudaram a rever nossas técnicas de produção e, assim, ganhamos não apenas na qualidade do que é produzido, mas passamos a contribuir com a preservação do nosso ambiente", afirma Nascimento. Para o coordenador do curso, é evidente como os estudantes amadureceram e evoluíram pessoal e profissionalmente durante o período de estudos. "Pudemos ver muitos dos alunos encampando projetos de desenvolvimento rural em cooperativas, prefeituras, associações e entidades que trabalham no campo, levando e compartilhando os conhecimentos adquiridos nas aulas e sendo atores de transformação em suas comunidades", relata Franco.

A participação da UFSCar no Pronera - com a oferta do curso de Agronomia e, também, com a Licenciatura em Pedagogia da Terra -, para além de empoderar agentes locais de transformação e de oferecer Ensino Superior público a pessoas historicamente excluídas dos meios acadêmicos, abriu um novo leque de oportunidades antes inimagináveis aos estudantes. "A partir dos estudos na UFSCar, surgiu o desejo de continuar a me capacitar e, agora, quero conciliar o trabalho com um curso de mestrado", revela Juliano Nascimento. Com tudo isso, para Franco, os resultados da experiência não poderiam ter sido melhores. "Apesar dos desafios na implantação e oferta desse projeto pioneiro, tenho certeza que pudemos oferecer uma formação de alta qualidade e, mais uma vez, a UFSCar honrou o seu compromisso com a excelência acadêmica aliada à transformação social, já que agora os alunos formados retornam às suas comunidades com novos conhecimentos e novas técnicas capazes de colaborar com o desenvolvimento social e, também, cheios de vontade de aprenderem cada vez mais", finaliza o professor.

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